Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Festa dos Museus 2011: 18 de Maio - Dia Internacional dos Museus



Nos últimos anos, o mês de Maio tem vindo a associar-se aos museus devido a duas importantes celebrações que têm lugar neste período: a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus.

A Noite dos Museus, iniciativa proposta pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França desde 2005, decorreu este ano no dia 14 de Maio, sábado anterior ao Dia Internacional dos Museus. As actividades culturais e festivas gratuitas sugeridas pelos museus e palácios participantes, iniciaram-se desde o final da tarde até cerca da meia-noite.

O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, será celebrado em 2011 sob o tema “Museu e Memória: os objectos contam a vossa história”.

Sendo os Museus locais de memória por excelência, contando histórias com os incontáveis objectos das suas colecções que são uma referência para a memória das comunidades, o desafio colocado pelo ICOM é que todos encarem esses objectos como expressões valiosas do nosso património natural e cultural que, em muitos casos, são de natureza frágil e se encontram sob ameaça de degradação e mesmo desaparecimento, necessitando por isso de cuidados especiais e de uma atenta e contínua preservação.

Revela-se, assim, de grande oportunidade o mote das comemorações do Dia Internacional dos Museus 2011, devendo todas as actividades organizadas pelos museus contribuir para informar e mobilizar as comunidades e a sociedade em geral para a necessidade de encarar o Património como algo de seu, a proteger e a valorizar, para poder vir a ser fruído pelas gerações futuras.

Os museus e palácios do IMC – Instituto dos Museus e da Conservação estarão abertos gratuitamente, no dia 18 de Maio, entre as 10h00 e as 18h00, e proporcionarão a todos os visitantes um conjunto de iniciativas muito diversificadas associadas a esta temática que incentivem os visitantes a (re)descobrir a sua memória individual e colectiva.

No Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, ao visitar os Museus e Palácios do IMC recebe, entre outras "memórias", um livro, uma publicação ou um cd de música clássica. Esta oferta decorre de uma parceria com a Direcção Geral das Artes (DGArtes) e a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB).

No Concelho de Loures o Museu de Cerâmica de Sacavém e o Museu Municipal de Loures associam-se à Comemoração do Dia Internacional dos Museus através:

 18 de Maio – Museu Municipal de Loures

10h00 | 15h00 – Passeio Temático | Aves(tá-las) no Convento

Inauguração de um percurso de observação de aves nos jardins do museu e antiga cerca do Convento, destacando a sua importância no ecossistema e na relação com a envolvente do espaço museológico.
Destina-se ao Público em geral.

 18 de Maio – Museu de Cerâmica de Sacavém

10h30– 2h30 | 14h30-16h30 – Passeio Temático | Memórias na Objectiva

Realização de um fotopaper pela ruas da Sacavém antiga, onde se irá (re)descobrir aspectos relacionados com as histórias da cidade e da antiga Fábrica de Loiça, através dos edifícios civis, religiosos e da toponímia.
Público-alvo | Comunidade escola
Público em geral

Faça a sua marcação e/ ou confirmação até dia 17 de Maio, através dos telefones 211 150 673/ 211 150 660

Fonte de consulta:
• Site do IMC – Instituto dos Museus e da Conservação:
http://www.imc-ip.pt/pt-PT/Default.aspx
• Site da Câmara Municipal de Loures:
http://www.cm-loures.pt/Agenda_maio11_DMuseus.asp

sábado, 14 de maio de 2011

"Sábados em Cheio" na BMJS


O asinhas” sugere que reserve na sua agenda pessoal as 15.00 horas de sábado à tarde para ir assistir às iniciativas desenvolvidas pela Biblioteca Municipal José Saramago, inseridas no Projecto de Animação “Sábados em Cheio”. Aconselhável a crianças com mais de 4 anos, o espectáculo tem entrada livre.

Hoje a Drª Cristina, elemento da equipa de animação residente da biblioteca, apresentou “Uma mão cheia de contos”. Foram contadas quatro histórias a partir dos livros:

• “A Tartaruga que queria dormir”, de Roberto Aliaga, da OQO Editora;
• Um segredo do Bosque”, de Javier Sobrino, da OQO Editora;
• “O sonho do ursinho rosa”, de Roberto Aliaga, da OQO Editora;
• “Rãs, príncipes e feiticeiros”, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, da Editorial Caminho.

A assistência constituída por miúdos e graúdos foi convidada a participar e depressa chegou a hora da despedida.

No próximo sábado, dia 21 de Maio, será apresentada a animação de “A Árvore”: um conto tradicional japonês recontado por Sophia de Mello Breyner Andresen e no dia 28, já com lotação esgotada, será apresentado um teatro para bebés e acompanhantes intitulado “A ver o mar”.

O talento e profissionalismo da equipa são garantia de uma tarde bem passada.

Acreditem que vale bem a pena.

É mesmo “Um sábado em cheio”!

Fica aqui a programação deste mês.

81ª edição da Feira do Livro despede-se de Lisboa


"O asinhas" lembra que é já amanhã, dia 15 de Maio, que a 81ª edição da Feira do Livro se despede do Parque Eduardo VII.

Tire partido do horário alargado que o certame oferece, das 11.00 horas até às 23.00 horas, e aproveite o último dia para adquirir livros a preços acessíveis, conhecer as últimas novidades, assistir às sessões de autógrafos, à animação infantil, à música ao vivo e às muitas outras actividades que se desenvolvem no espaço da Feira, num ambiente festivo.

Para o ano haverá mais ... até lá quantas saudades.

Programa Comenius


Já está disponível o blogue do Projecto Comenius “Super Science Me”, no seguinte endereço:

www.superscienceme.blogspot.com

Nele poderão aceder a:

• Trabalhos realizados pelas escolas do Agrupamento e pelas equipas envolvidas no Projecto (Espanha, Itália, Reino Unido e Turquia);

• Propostas de actividades ligadas à Ciência, em geral, procurando promover a interdisciplinaridade entre pares/ciclos/parceiros;

• Biografias de cientistas e /ou personalidades, nacionais e estrangeiras, que se notabilizaram pelo seu envolvimento na área das Ciências.

Os docentes responsáveis pelo projecto pedem a colaboração/ participação da Comunidade Escolar com propostas e actividades que possam ser incluídas no blog.

O asinhas” relembra que este projecto insere-se no Programa "Aprendizagem ao Longo da Vida" que visa contribuir, através da educação e da formação ao longo da vida, para o desenvolvimento da sociedade avançada do conhecimento, caracterizada por um desenvolvimento económico sustentável, empregos mais numerosos e melhores e coesão social acrescida.
Pretende também favorecer a interacção, a cooperação e a mobilidade na Comunidade, para que sejam uma referência de qualidade mundial.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia da Europa

Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, coesa, solidária e capaz de fomentar a cooperação e a Paz.

Esta proposta conhecida como “Declaração Schuman”, inicia a criação do que é actualmente a UNIÃO EUROPEIA.

Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de Maio como “Dia da Europa”. Este dia, conjuntamente com a bandeira, o hino, a moeda única (Euro) tornaram-se símbolos da Europa, conferindo a identidade política da União Europeia.

Desejamos que este Dia constitua em muitos países europeus uma oportunidade de reflexão do papel desempenhado pela União Europeia na aproximação dos seus cidadãos e dos povos.

Fonte de Consulta: http://europa.eu/abc/symbols/9-may/index_pt.htm