Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Comemoração do Dia da Amizade/ Dia dos Namorados

O Dia de São Valentim, (Valentine’s Day, em inglês) homenageia as emoções e os sentimentos da amizade e respeito pelo outro.

Este dia tem a sua origem num acontecimento ocorrido na segunda metade do século III na cidade de Terni, a 75 km de Roma. O Império Romano era governado, na altura, por Claudius II (268 – 270) que estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiado sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas.

O Imperador considerou que a razão destas dificuldades residia no facto dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes. Assim, proibiu todos os noivados e casamentos em Roma.

Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou a casar jovens apaixonados. Quando o Imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias, ordenou a decapitação do bispo Valentim, facto que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270.

Em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte a estar conotado com os apaixonados.

Todavia, o costume de aproveitar esta data para oferecer algo a quem se ama, teve início em 1840, quando Esther A. Howland começou a produzir, em grande quantidade, lembranças para comemorar o Valentine's Day. Este procedimento foi-se alargando a todo o mundo, com o apoio dos lojistas que vêm na data uma boa oportunidade de negócio.

O Asinhas consciente que a Amizade e o Amor são sentimentos que acompanham o Ser Humano ao longo da sua vida e que mais importante do que as lembranças que se podem dar ou oferecer, é a partilha de momentos agradáveis ou menos agradáveis e as afinidades que existem entre as pessoas que dão sentido à vida, reproduz o vídeo animado publicado pela Google dedicado a este dia.



Fonte de Consulta:

- O LEME: Dia dos namorados [Em linha][onsult. 14-02-2012] Disponível em
http://www.leme.pt/destaques/diadosnamorados.html
- Valentine's Day Google Doodle [Em linha][Consult. 14-02-2012] Disponível em http://youtu.be/WTGUjRJiqik

Sem comentários:

Enviar um comentário