Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Charles Dickens, um escritor intemporal, que comemora hoje 200 anos


Seria impossível não prestar homenagem a Dickens pelo seu 200º Aniversário.

Charles Dickens nasceu em Landport, Portsmouth a 7 de Fevereiro de 1812 e faleceu a 9 de Junho de 1870, em Gadshill, Rochester.

Nascido numa família modesta, foi obrigado a trabalhar, ainda criança, depois do pai ter sido preso por acumulação de dívidas. Este facto marcou fortemente a sua vasta obra literária.

Romancista e contista retrata com esmero, na sua obra literária, a vida difícil do operário na sociedade industrial emergente da época vitoriana, e, em particular, a miséria das classes sociais mais baixas e a precaridade da infância, ao mesmo tempo que evidencia uma arte narrativa caracterizada por uma grande penetração psicológica posta na composição dos caracteres.

Inspirado na sua infância infeliz, Charles Dickens lançou romances protagonizados por crianças, personagens impossíveis de esquecer, que marcaram gerações, como “David Copperfield”, “Tempos difíceis” e “Oliver Twist” onde estas são os heróis mas onde há também muito humor.

É ainda hoje um dos mais apreciados escritores britânicos em todo o mundo.

Os seus textos continuam tão realistas e atuais, ou seja, tão contemporâneos, como se tivessem sido escritos hoje.

Fica aqui um pequeno extracto de “David Copperfield”:

«Conheço agora bastante o mundo para me admirar muito do que se passa, mas mesmo presentemente fico surpreendido da facilidade com que fui abandonado em tão tenra idade. Parece-me extraordinário que ninguém interviesse em favor de um pequeno muito inteligente, dotado de grandes faculdades de observação, ardente, afectuoso, delicado de corpo e de alma; mas ninguém interveio e encontrei-me aos dez anos um pequeno servente a soldo de Mister Murdstone & Grinby.»


Imagem retirada de: David Copperfield Ilustrations

Dickens é imortal, irá continuar a fazer sonhar e a conquistar leitores renascendo a cada dia, todos os dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário