Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

sexta-feira, 23 de março de 2012

Março – um verdadeiro “Mês da Leitura e da Família”

Damos hoje por findo mais um período letivo, assim como a nossa “Semana da Leitura”, que se estendeu do dia 5 até à presente data.

“A Semana da Leitura”, como demos notícia, decorreu com um programa recheado de múltiplas e variadas atividades: feira do livro, presença de duas escritoras e da equipa de animação da BMJS, exposições, realização de concursos e divulgação dos resultados dos mesmos.

O livro e a leitura ocuparam um lugar de destaque através desta iniciativa, cujo objetivo principal prende-se com a promoção do livro e da leitura e da aproximação dos leitores com os livros, para além do contacto direto com vários autores, sendo dirigida a toda a comunidade escolar, assim como procura envolver a comunidade em geral.

Este evento iniciou-se, no dia 5 de março, com os “Momentos de Leitura”, atividade que consta da leitura de um texto/obra pelos docentes, selecionado pelas professoras bibliotecárias de acordo com o tema proposto pelo PNL.

Por este motivo escolheram-se obras subordinadas à “Cooperação e Solidariedade”:
“Nadadorzinho”, de Leo Lionni, para as crianças do pré-escolar;
“A que sabe a lua”, de Michael Grejniec, para os 1º e 2º anos de escolaridade;
“O aquário”, de João Pedro Mésseder, para os 3º e 4º anos de escolaridade.




















Procedeu-se, pela terceira vez, a mais um desafio matemático que envolveu todos os alunos da escola, dos diferentes níveis de escolaridade: pré-escolar e 1º CEB.

Esta iniciativa, da responsabilidade das docentes da Unidade de Ensino Estruturado, ocorreu pela primeira vez aquando da comemoração do "Dia da Não Violência e da Paz" e dado o seu sucesso teve uma segunda edição no dia 14 de Fevereiro, no qual se comemorou a "Amizade".

Durante este mês o jardim de infância e algumas turmas do 1ºCEB receberam a visita de pais, irmãos e amigos que aceitaram o convite de “O Asinhas” de partilhar o seu tempo para participar na iniciativa “Ler + com amigos e pais”, proporcionando um momento de leitura de contos e histórias que, vieram assim confirmar Março como um verdadeiro mês da leitura e da família.

Muito obrigado a todos os participantes pelo seu contributo.

No início do próximo período serão publicadas algumas fotografias desta atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário