Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

domingo, 22 de abril de 2012

Dia Mundial da Terra


Todos os anos, a 22 de abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.

A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

A população aderiu em força à manifestação que contou com a participação de 2000 universidades, 10 mil escolas, além de centenas de comunidades locais, que ergueram a bandeira da proteção ambientar e levaram a cabo uma ação de sensibilização para os problemas ambientais.

Desde essa data, no dia 22 de abril milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu comprimisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

Um dos objetivos deste Dia da Terra – celebração que não é reconhecida pela Organização das Nações Unidas -, era a criação de uma agenda para o ambiente, que levasse à criação de políticas de defesa da Terra, do ambiente, da biodiversidade de espécies, do próprio ser humano.

Mais de quatro décadas depois, o Dia da Terra está longe de cumprir as suas metas.

Em 2012, o mote é “Mobilizar a Terra” e a celebração deste ano pretende reunir as vozes de todos os que estão insatisfeitos com a inércia dos governos no que toca à proteção e preservação do Ambiente num apelo global para que todos, desde os indivíduos às organizações, passando pelos governos atuem no sentido de garantir um futuro sustentável.

Em Portugal, de acordo com a Quercus, muitos dos projetos desenvolvidos são insustentáveis, em termos “financeiros e, sobretudo, ambientais”. Permanecem por erradicar “inúmeros maus exemplos” e continua a fúria da “construção de estradas” indiferente a “áreas ecológicas sensíveis”.

Que este dia sirva de reflexão e de alerta, porque é a nossa sobrevivência que está em causa.

Fonte de consulta:
- http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-terra/
- http://www.ptjornal.com/201204227199/mundo/dia-da-terra-doodle-e-quercus-lembram-que-ambiente-esta-em-perigo-40-anos-depois.html

Sem comentários:

Enviar um comentário