Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

terça-feira, 3 de abril de 2012

Exposição de Arte na Praça Central do Centro Comercial Colombo


O projeto “A Arte chegou ao Colombo” nasceu com o objetivo de promover movimentos e atividades culturais fora dos seus espaços tradicionais, permitindo que muitos públicos possam interagir com a Arte de uma forma natural e espontânea.

A consolidação do projeto surge em parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e dá a conhecer uma extraordinária visão de Portugal medieval a partir da arte.

O projeto do Museu de Arte Antiga para o Centro Colombo desenvolve-se com base em duas exposições em torno da arte produzida e consumida em Portugal, desde a Idade Média ao período dos Descobrimentos.

A primeira exposição, já em exibição intitula-se “Construir Portugal. Arte da Idade Média”, a segunda exposição, irá decorrer entre 5 de julho até 30 de setembro e é subordinada ao tema“Desenhando o Mundo. Arte da Época dos Descobrimentos”.

A primeira mostra “Construir Portugal. Arte da Idade Média”, constitui uma fascinante narrativa do processo de formação do Reino, visto a partir de uma cuidada seleção de três dezenas de peças do acervo do MNAA: da conquista militar à formação das fronteiras; da cristianização do território à persistente sedução pela arte islâmica, que demonstra como a construção de Portugal como Estado e Nação insere-se num encontro de culturas e fés que conviveram na Península Ibérica até ao final da Idade Média, ultrapassando as fronteiras do novo Reino, concluídas em meados do século XIII com a conquista do Algarve, refletindo assim, parte substancial da produção artística, formas híbridas – moçárabes ou mudéjares-; das redes da devoção às da cultura e do comércio, forma-se e consolida-se um País que não tardará a romper os seus próprios limites. Essa fascinante aventura servirá de tema à segunda exposição: “Desenhando o Mundo. Arte da Época dos Descobrimentos”.

Com esta iniciativa, o Centro Colombo e o Museu Nacional de Arte Antiga pretendem incentivar a reflexão sobre a nossa história artística e sua evolução, bem como o seu impacto no desenvolvimento histórico e cultural de Portugal.

Aproveite esta Páscoa e vá visitar esta exposição!

Sem comentários:

Enviar um comentário