Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Empréstimo domiciliário - janeiro


“O Asinhas ” vem divulgar alguns dados relativos ao empréstimo domiciliário efetuado durante o mês de janeiro, assim:

• Nº de requisições: 232
• Nº de alunos envolvidos: 127
• Autor + lido: Luísa Ducla Soares, com 13 empréstimos
• Título + lido: “A bruxa esbrenhuxa”, com 5 empréstimos
• Leitor +: Mariana Dias e Vânia Luamba, respetivamente, com 6 e 5 empréstimos. Ambas as alunas frequentam a turma B, do 2º ano (da professora Isabel)
• Turma + leitora: 3º A (da professora Fátima), com 49 empréstimos


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O concurso "À descoberta do autor misterioso"

Na Biblioteca Escolar iremos chamar a atenção para algumas personalidades: escritores e / ou ilustradores através de uma atividade intitulada “À descoberta do autor misterioso”.

Esta atividade consta do Plano de Melhoria de Língua Portuguesa previsto para todo o Agrupamento e tem como objetivo promover o gosto pelos livros e criar/aprofundar hábitos de leitura.

Esta primeira edição irá decorrer até 10 de Fevereiro.

O asinhas conta mais uma vez com a participação e o entusiasmo de todos os alunos, assim como com a colaboração dos docentes da escola.

Vem até à biblioteca participar, identificando a personagem mistério.

Eis a primeira personagem misteriosa:

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Resultados do concurso "O que sei sobre os Reis?"

O concurso contou com a adesão e entusiasmo dos participantes habituais.

Nesta atividade participaram alunos que frequentam o 2º, 3º e 4º anos de escolaridade, num total de 40 participantes, assim distribuídos:

• 1 aluno da turma A, do 2º ano;
• 7 alunos da turma B, do 2º ano;
• 13 alunos da turma B, do 3º ano;
• 5 alunos da turma C, do 3ºe 4º ano;
• 2 alunos da turma C do 4º ano.

O vencedor deste concurso foi, mais uma vez, a aluna Márcia Simões, da turma A, do 4ºano que respondeu corretamente a todas as questões e que recebeu o respetivo prémio.


O asinhas felicita a vencedora e todos os participantes, assim como agradece o envolvimento dos docentes que motivaram os seus alunos a participarem neste concurso.

Eis a solução do desafio:

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

IlustrARTE: Bienal de Ilustração no Museu da Eletricidade


A IlustrARTE, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, hoje inaugurada no Museu da Eletricidade, em Lisboa, pretende criar um espaço de encontro e de discussão da melhor ilustração para a infância internacional, de forma a colocar Portugal na rota dos grandes eventos internacionais desta área.

Esta 5ª edição contará com a seleção de 150 ilustrações de trabalhos de 50 artistas internacionais, incluindo o italiano Valerio Vidali, premiado nesta edição com o trabalho para o álbum “Um dia, um guarda-chuva”, com história de Davide Cali, editado em Portugal pela editora Planeta Tangerina.

Outras obras premiadas com menções honrosas encontram os seus originais expostos nesta edição do IlustrARTE, no Museu da Eletricidade.

Entre os 50 artistas selecionados há quatro autores portugueses: André Letria e Bernardo Carvalho, ambos já distinguidos com o Prémio Nacional de Ilustração, André da Loba e Daniel Lima, que apresentou uma ilustração tridimensional.

Esta edição oferece mais um "passeio" pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.

Como se trata de uma mostra de desenho para os mais novos, há também um recanto para eles darem largas à imaginação. “Há uma zona pensada para que os visitantes mais pequenos se possam sentar e fazer atividades com papel e lápis de cor e até uma zona onde esses desenhos possam ser expostos durante algum tempo” referiu Eduardo Filipe, um dos comissários, numa entrevista.

Esta edição decorrerá a partir de hoje, dia 12 de Janeiro até 8 de Abril.

"O Asinhas" aconselha que não perca este evento, de entrada livre, e através dele irá proporcionar ao seu filho(a) e/ou educando uma experiência nova e enriquecedora.

De 13 de Janeiro a 8 de Abril de 2012
Inauguração 12 de Janeiro, 21h30
Museu da Electricidade
Av.Brasília, Central Tejo, Lisboa
Terça a Domingo, das 10h00 às 18h00
Entrada livre


Fonte de consulta:

DNARTES, de 2 de Janeiro de 2012 [Em linha][Consult. em 12-01-2012]. Disponível em http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2216525

IlustrARTE [Em linha][Consult. em 12-01-2012]. Disponível em http://www.ilustrarte.net/

Rádio Renascença [Em linha][Consult. em 12-01-2012]. Disponível em http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=46439

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A alegria dos livros

O vídeo que se segue foi criado pelos proprietários de uma livraria em Toronto, Canadá, e mostra-nos que durante a noite os livros ganham vida, dançam, com muita alegria e animação.

Quem duvida que o mesmo sucede na nossa biblioteca?



Fonte de consulta:

The joy of books [Em linha][Consult. 10-01-2012]. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=SKVcQnyEIT8

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Comemoração do Dia de Reis na Escola

No dia 6 de janeiro a Escola EB1/JI de Loures festejou os Reis com inúmeras e divertidas atividades.

Foi proposto a toda a escola que construísse os três Reis Magos utilizando a reciclagem como meio de expressão e arte. Cada turma ficou encarregue de desenvolver uma parte dos Reis Magos...
Espírito de equipa, articulação, criatividade e imaginação a trabalhar e os Reis Magos ficaram de abismar…


Para comemorar este dia confecionou-se um Bolo-Rei, sugestão essa que surgiu de um dos alunos da Unidade. No dia anterior aos Reis, elaborou-se a lista dos ingredientes a comprar e os alunos da Unidade foram às compras.





No dia de Reis iniciou-se o dia com o colocar das coroas...


...e com o confecionar do bolo, os alunos que beneficiam de Educação Especial também participaram na atividade.




O Bolo-Rei ficou grande e saboroso… partiu-se o bolo e toda a escola apreciou e se deliciou…




“Num país distante viviam três homens muito ricos e sábios, por isso eram chamados de Magos…” E assim, começou a apresentação em PowerPoint “Os Reis Magos e a tradição de Natal”, contada na Unidade, para os seus alunos e para os alunos convidados.

Estavam todos muito atentos ao ouvir tão bela tradição…


“…Gaspar, Belchior e Baltazar, assim se chamavam os 3 Reis Magos, decidiram seguir a estrela até que encontrarem o local onde estaria o Rei que tinha acabado de nascer…”



“… Belchior seria o representante dos povos de pele branca (europeus)… Levava ouro para oferecer ao Menino, que é o metal mais valioso que existe, o que significava que Ele era muito nobre e importante…”


“… Baltasar representaria todos os povos de pele negra (africanos) e … Para oferecer ao Menino levava Mirra, que é uma planta amarga e simboliza o sofrimento que Jesus teria na Terra para salvar a Humanidade…”


“… Gaspar seria o representante dos povos de pele amarela (asiáticos)… Ia oferecer ao Menino Jesus Incenso, que é um perfume que se queima em honra de Deus, o que queria dizer que Ele também era divino…”


“Desta forma os Reis Magos representavam os povos existentes… e iam homenagear Jesus como Rei (ouro), como Deus (incenso) e como Homem (mirra), através dos presentes que lhe levavam…”

“Assim nasceram três das tradições de Natal: o Bolo-Rei, a troca de presentes e o cantar das Janeiras.”


Segundo “O Livro do Natal” de Maria Alberta Menerés: “A côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso” . Reza a lenda do Bolo-Rei que os Reis Magos ao chegarem junto de Jesus todos queriam ser o primeiro a oferecer o seu presente. Um artesão resolveu tal situação fazendo, um bolo, coloco-lhe uma fava e dividiu-o em três partes iguais. Desta forma, a quem calhasse a fava seria o primeiro a oferecer o presente ao menino. “Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo Rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal”.

As Janeiras são “Canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa.”

Às 11horas toda a Escola se reuniu no Pavilhão e cantou-se acompanhada pelos acordes da guitarra a canção das Janeiras, ensaiada e trabalha pelo professor das atividades de enriquecimento curricular de expressão musical.



Os alunos da professora Margarida pediram um momento e presentearam a todos, uma bela canção de Reis.


Foi um momento de muita união, aqueceu o ambiente do Pavilhão e aconchegou em cada um o coração …

Este dia foi memorável…

Para terminar:

Boas Festas, Boas Festas a Escola EB1/JI de Loures a todos quer desejar!


(Texto elaborado pelos docentes da Unidade de Ensino Estruturado).

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Novo ano ... Novos desafios!

As aulas recomeçaram no dia 3 de Janeiro e "o asinhas" continua a dar asas à imaginação e criatividades dos alunos e a solicitar o envolvimento de toda a Comunidade Escolar.

Neste regresso à escola, após a interrupção letiva do Natal, os alunos foram desafiados a participar em duas atividades dinamizadas por "o asinhas", de forma a lembrar/comemorar o Dia dos Reis.

Uma consiste num concurso que testa o conhecimento dos alunos sobre os Reis Magos e que irá decorrer até ao dia 10 de janeiro, intitulada «O que sei sobre os "Reis"»?

A outra consiste numa atividade de pesquisa, seleção e recolha das "Janeiras" e ir-se-á prolongar até ao fim deste mês. As informações obtidas pelos alunos irão fazer parte de um painel que se encontra na fase de execução a que se dá o nome «Vamos ca(n)tar "As Janeiras"».

“O asinhas” aguarda com expectativa a adesão e o entusiasmo dos alunos e conta com a participação das turmas nestes novos desafios.

Participa!

“O asinhas” conta contigo!



Como neste mês de Janeiro os “Reis” são enaltecidos na nossa biblioteca, foi organizada, em simultâneo com o lançamento das atividades acima mencionadas, uma mostra de fundo documental intitulada “Os reis, príncipes e infantes: do nosso imaginário às figuras da história portuguesa”, que tenta deste modo fazer sobressair e dar a conhecer os recursos existentes na biblioteca escolar que podem vir a apoiar o desenvolvimento curricular ao nível da História de Portugal.

Tal como em anteriores exposições os alunos e docentes estão convidados a passarem pela biblioteca e apreciá-los, lendo individualmente ou em grupo, e a requisitá-los para empréstimo domiciliário.