Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

sexta-feira, 23 de março de 2012

Festa de encerramento do 2º período letivo

O último dia de aulas do 2º período foi marcado pela realização de uma "Marcha Solidária" pelas ruas do bairro das Sapateiras, que envolveu toda a Comunidade Escolar e que foi apoiada por agentes da GNR. Esta marcha solidária enquadrou-se no projeto “M=”.

Em seguida procedeu-se a uma "Caça ao ovo", para que ninguém se esquecesse que estamos próximos da Páscoa.

“O Asinhas” assistiu à forma entusiástica com que os alunos aderiram a esta iniciativa, correndo pelo recinto, procurando atrás das árvores, nos caixotes do lixo e nos buracos do chão o pacote de ovos pertencente à sua turma ou sala de jardim de infância.

Para ajudar a queimar as restantes energias organizou-se um “Baile da Pinha”, tradição típica desta época do ano, e foi ver como protagonistas não só os alunos, mas também, professores, educadores, estagiários e assistentes operacionais todos a “dar ao pé”, num claro ambiente festivo. O baile culminou com o momento marcante da “nomeação” do rei e da rainha do baile, simbolizado pela fita que se manteve presa à pinha, quando puxada.

Conhecidos os detentores da coroa, os alunos Beatriz e Tiago, do 1º A - turma da professora Nélia, o baile prosseguiu com a tradicional valsa dos vencedores que precedeu a continuação durante mais algum tempo deste baile num clima de alegria e boa disposição.

Depois de tantas emoções chegou a hora do repasto traduzido por um piquenique realizado no recinto da escola.

Março – um verdadeiro “Mês da Leitura e da Família”

Damos hoje por findo mais um período letivo, assim como a nossa “Semana da Leitura”, que se estendeu do dia 5 até à presente data.

“A Semana da Leitura”, como demos notícia, decorreu com um programa recheado de múltiplas e variadas atividades: feira do livro, presença de duas escritoras e da equipa de animação da BMJS, exposições, realização de concursos e divulgação dos resultados dos mesmos.

O livro e a leitura ocuparam um lugar de destaque através desta iniciativa, cujo objetivo principal prende-se com a promoção do livro e da leitura e da aproximação dos leitores com os livros, para além do contacto direto com vários autores, sendo dirigida a toda a comunidade escolar, assim como procura envolver a comunidade em geral.

Este evento iniciou-se, no dia 5 de março, com os “Momentos de Leitura”, atividade que consta da leitura de um texto/obra pelos docentes, selecionado pelas professoras bibliotecárias de acordo com o tema proposto pelo PNL.

Por este motivo escolheram-se obras subordinadas à “Cooperação e Solidariedade”:
“Nadadorzinho”, de Leo Lionni, para as crianças do pré-escolar;
“A que sabe a lua”, de Michael Grejniec, para os 1º e 2º anos de escolaridade;
“O aquário”, de João Pedro Mésseder, para os 3º e 4º anos de escolaridade.




















Procedeu-se, pela terceira vez, a mais um desafio matemático que envolveu todos os alunos da escola, dos diferentes níveis de escolaridade: pré-escolar e 1º CEB.

Esta iniciativa, da responsabilidade das docentes da Unidade de Ensino Estruturado, ocorreu pela primeira vez aquando da comemoração do "Dia da Não Violência e da Paz" e dado o seu sucesso teve uma segunda edição no dia 14 de Fevereiro, no qual se comemorou a "Amizade".

Durante este mês o jardim de infância e algumas turmas do 1ºCEB receberam a visita de pais, irmãos e amigos que aceitaram o convite de “O Asinhas” de partilhar o seu tempo para participar na iniciativa “Ler + com amigos e pais”, proporcionando um momento de leitura de contos e histórias que, vieram assim confirmar Março como um verdadeiro mês da leitura e da família.

Muito obrigado a todos os participantes pelo seu contributo.

No início do próximo período serão publicadas algumas fotografias desta atividade.

Feira do Livro: Agradecimento

“O Asinhas” vem manifestar a sua gratidão e prestar homenagem a toda a Comunidade Educativa pela forma como se envolveu, apoiou e colaborou com a feira do livro, fazendo jus ao tema da Semana da Leitura: "Solidariedade e Cooperação", na qual se enquadrou a atividade.

Em primeiro lugar, agradecer à coordenadora da escola, Drª. Vitória Franco, por mobilizar todos os docentes para esta iniciativa da biblioteca escolar, garantindo que esta feira tivesse funcionado, sem interrupções, das 8H00 às 18H30, durante toda a semana.

Em segundo lugar, agradecer a todos os docentes que assumiram esta atividade não só como uma atividade da biblioteca escolar, mas de toda a escola, empenhando-se para o sucesso da mesma, sem demonstrar contrariedade por permanecer mais horas na escola e, em alguns casos, em contra-horário, de forma a garantir o seu funcionamento. Em particular, não é possível deixar de mencionar o valioso contributo da professora Clarinda, que assegurou, praticamente todos os dias em que decorreu a feira, o encerramento desta e da caixa.

Em terceiro lugar, agradecer aos assistentes operacionais da escola, que também constituíram uma preciosa ajuda. Graças a eles, e em especial ao assistente Hugo, foi possível à professora bibliotecária não ter de se sacrificar por chegar todos os dias às 8H00 da manhã.

Por fim, agradecer a alunos, pais e encarregados de educação a sua receptividade a esta iniciativa traduzida pela aquisição dos livros que se encontravam à venda.

Um bem haja a todos os intervenientes pelo sucesso desta feira.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Utilização da biblioteca escolar durante o 2º Período

Agora que finalizámos este período letivo vamos fazer o balanço da utilização da biblioteca em acesso livre e o TOP MAIS da leitura domiciliária.

Constata-se, porém, que os dados da ocupação da biblioteca escolar em acesso livre constituem uma mera amostra, porque nem sempre houve capacidade para efetuar o registo dos alunos que a frequentaram.

Assim:
 UTILIZAÇÃO EM REGIME LIVRE

Nº de inscrições registadas: 130
Nº de alunos registados: 75

 Alunos registados que frequentaram mais assiduamente a biblioteca escolar:
• 1º - Luís Fernandes
• 2º - Alexandre Martins e Vânia Luamba
• 3º - Cristina Halynsky

 Turma + frequentadora em acesso livre:
• 1º - 2ºB
• 2º - 2ºA
• 3º - 3º/4ºC


 Actividades que envolveram mais alunos:
• 1º - Realização de concursos
• 2º - Informática
• 3º - Leitura



 LEITURA DOMICILIÁRIA:

 Nº de requisições: 422

 Nº de alunos envolvidos: 190

 Os 10 Autores + lidos:
• 1º - Luísa Ducla Soares, com 21 empréstimos
• 2º - José Jorge Letria, com 13 empréstimos
• 3º - Emily Beaumont e Aline Petigny, com 9 empréstimos
• 5º - Steve Smallman eTiago Salgueiro, com 8 empréstimos
• 7º - Gilbert Delahaye, a colecção “A minha primeira biblioteca” e Margarida Castel_Branco com 7 empréstimos
• 10º - Michael Schober, com 6 empréstimos.

 Os 10 Títulos + lidos:
• 1º - “Corpo Humano”, com 7 empréstimos
• 2º - “A bruxa esbrenhuxa”, com 5 empréstimos
• 3º - “As poções secretas da professora Parassalsa”, “Barriguinha”, “Grunxo e roncão”, “Lendas da história de Portugal”, “Livro com cheiro a chocolate”, “O alfabeto dos bichos” e “Perdido na neve”, com 4 empréstimos.

 Os Leitores +:
• Mariana Dias, do 3º ano, turma A (da professora Fátima), com 8 livros emprestados
• Catarina Marquês, Micaela Martins, Miguel Gonçalves e Rita Figueiredo, alunos do 4º ano, turma A ( da professora Luciana), com 7 livros emprestados
• Felipe Marques, do 4º ano, turma A (da professora Luciana), com 6 empréstimos.

 As Turmas + leitoras:
• 1º - 4º A (da professora Luciana), com 82 empréstimos
• 2º - 3º A (da professora Fátima), com 78 empréstimos
• 3º - 2º B (da professora Isabel), com 54 empréstimos.



"O Asinhas" felicita os alunos, as turmas e respetivos docentes.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Mundial da Árvore ou da Floresta e Dia Mundial da Poesia


Hoje é um dia muito especial porque celebra-se o dia mundial da árvore ou da floresta e o dia mundial da poesia.

Com o início da primavera, estação do ano onde a natureza parece recuperar toda a vida que se encontrava adormecida pelos dias curtos e frios do inverno, assinala-se o dia 21 de Março como o dia mundial da árvore ou da floresta, com o objetivo de promover o amor e respeito pela natureza, de sensibilizar para a importância da árvore e da floresta no equilíbrio dos ecossistemas, na sustentabilidade do planeta e consequentemente na sua preservação.

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de Abril de 1872, na cidade do Nebraska, Estados Unidos da América. O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

O dia mundial da poesia foi criado na XXX Conferência Geral da Unesco em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

É com este intuito que a Biblioteca Municipal José Saramago compilou num pequeno folheto um conjunto de sugestões de leitura de obras poéticas, algumas das quais também se podem encontrar na nossa biblioteca.

terça-feira, 20 de março de 2012

Hora do Conto com a equipa de animação da BMJS

Mais uma vez neste ano letivo a biblioteca escolar teve o prazer de receber dois técnicos superiores da equipa de animação residente na Biblioteca Municipal José Saramago: o Senhor António Mota e a Drª. Cristina Costa.

Desta vez foram realizadas duas sessões que envolveram as crianças do jardim de infância e os alunos que frequentam o 1º e 2º ano de escolaridade.

Na primeira sessão que envolveu as crianças do JI e a turma do 1º A foram contadas a “História do rato muito alto e do rato muito baixo”, a “História do gato e do rato” e “Parabéns, lua”, de Frank Ash. No fim algumas crianças foram convidadas a repetir a seguinte história: “Era uma vez um senhor que tinha uma pulga e essa pulga que o senhor tinha, também tinha uma pulga”, primeiro com o senhor António Mota, em seguida sozinhos e por fim com mímica, no qual foram acompanhados por todo o auditório.

Na segunda sessão estiveram presentes as turmas do 1º B, do 2º A e do 2ºB, que ouviram a história “Dorme bem cavaleiro”, de David Melling; duas histórias tradicionais, uma da Guiné-Bissau – “O crocodilo, a menina e o coelho” e a outra uma lenda do norte da Europa: “Sigma e o rei das gaivotas”. Tal como sucedeu na sessão anterior os alunos foram convidados a repetir a “História do senhor que tinha uma pulga”, o que proporcionou um momento de verdadeira descontração e divertimento.

Em nome de toda a equipa de animação foi oferecida à nossa biblioteca escolar um palácio encantado, que muito nos sensibilizou e que nos fará recordar este dia memorável.

Muito obrigado a toda a equipa de animação da BMJS.

Esperemos que momentos como estes se repitam muito mais vezes.

Fica aqui o registo de algumas imagens deste dia:

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do Pai

O Dia do Pai constitui uma homenagem aos pais de todo o mundo.

Em Portugal o Dia do Pai celebra-se a 19 de março, o dia dedicado a São José, pai de Jesus.

A criação de um dia de homenagem aos pais terá acontecido nos Estados Unidos, em 1909, quando Sonora Luise pretendia um dia especial para homenagear o seu pai, William Smart, um vetereno da Guerra Civil que ficou viúvo quando a sua esposa deu à luz o seu sexto filho.

Para saberes mais sobre a criação deste dia vê a seguinte apresentação:

Feira do Livro

Integrada no mês da leitura da nossa escola abriu hoje à comunidade escolar a feira do livro.

Respeitando um horário previamente estipulado as turmas do 1º CEB e as crianças do jardim de infância visitaram esta feira que se prolonga até ao dia 23 de março.

A partir de amanhã e até sexta-feira, dia 23 de Março, encontra-se aberta à Comunidade Envolvente, das 8h00 às 18H30.

Vem fazer-lhe uma visita.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Resultados dos concursos “À descoberta do autor misterioso - 2” e “À procura dos livros perdidos”

A segunda edição do concurso “À descoberta do autor misterioso” contou com a participação de 32 alunos distribuídos pelo 2º, 3º e 4º ano de escolaridade, segundo a seguinte repartição:


Tal como na edição anterior os alunos reconheceram “as pistas” que os conduziram à resposta correta, tendo sido o aluno Miguel Plácido Gonçalves, da turma A, do 4º ano, o primeiro aluno a entregar o boletim de participação com a resposta correta.

No concurso “À procura do livro perdido” participaram 28 alunos de turmas do 2º, 3º e 4º ano de escolaridade conforme mostra o gráfico que se segue:


Foi com facilidade que os alunos encontraram os livros perdidos, identificando os títulos e o nome da escritora. Destacou-se neste concurso o aluno Gonçalo Martins, da turma A, do 4º ano, por ter sido o primeiro a responder corretamente.

O asinhas congratula-se com estes resultados e felicita todos os participantes, esperando que no próximo período haja o mesmo entusiasmo e adesão às iniciativas da biblioteca escolar.

Eis as soluções:

quinta-feira, 15 de março de 2012

Feira do Livro: Convite


A partir do próximo dia 20 de março, a Biblioteca Escolar, organiza com o apoio da Nova Optimapress uma edição da Feira do Livro.

Até 23 de março de 2012, ali poderão ser adquiridos livros vocacionados a diferentes níveis etários: bébés, público infanto-juvenil e adultos, subordinados a temas variados, assim como algumas novidades de mercado.

Os visitantes da Feira do Livro poderão adquirir livros a preço reduzido. Deste modo, a Feira do Livro possibilita a aquisição de livros a um preço mais acessível, aproximando o livro dos seus leitores e, assim, fomentando e incentivando a leitura.

Dez por cento do total de vendas da Feira do Livro reverterão em livros novos que irão apetrechar a biblioteca escolar.

O mote da Feira do Livro é: Proporcione ao seu filho(a)uma páscoa recheada de livros!

Não podemos esquecer que o gosto pelos livros e pela leitura é uma prenda que todos devem dar aos filhos desde pequeninos, porque quanto mais cedo os livros entrarem na vida da criança melhor.

Se ensinar a ler é tarefa da Escola, os pais poderão em casa, motivar os seus filhos para o prazer da leitura e os benefícios desta são enormes, pois, quase sempre, um bom leitor é um bom aluno!, pois já Séneca afirmava que "a leitura nutre a inteligência".

Deste modo, alunos, docentes, funcionários, pais e encarregados de educação, familiares de alunos e Comunidade em geral estão convidados a visitar a nossa feira.

Local: Átrio da Escola

Horário: 8H00 - 18H30

Aguardamos a vossa visita!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Exposição “Projetos emblemáticos no concelho de Loures” (1911-1930)


A Escola EB1/JI de Loures vai receber no próximo dia 16 de março uma exposição organizada pela divisão do Arquivo Municipal de Loures subordinada ao tema “Projetos emblemáticos no concelho de Loures” (1911-1930),com a qual pretende mostrar a importância dos arquivos municipais na salvaguarda de documentação de natureza histórica e na preservação e valorização da memória e identidade das populações.

Com este intuito esta exposição apresenta documentos, revistas e fotografias que ilustram projetos e acontecimentos significativos do concelho de Loures, durante a segunda década do século XX, em paralelo com os principais acontecimentos de âmbito nacional.

Esta exposição encontra-se aberta à Comunidade Escolar.

Assim pais e encarregados de educação dos nossos alunos estão convidados a visitarem-na no átrio da escola, durante os dias 19 a 23 de março.

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

NÃO FALTE!

VISITA-A!

terça-feira, 13 de março de 2012

Visita da escritora Laura Rodrigues

Ainda no âmbito da comemoração do Mês da Leitura recebemos hoje a visita da escritora Laura Ferreira Rodrigues que veio apresentar às crianças do JI e do 1º ano, turma B, o seu livro “Caiu um dente ao dragão”, que trata a temática da higiene oral e aos alunos do 1º ano, turma A e às turmas do 2º ano o livro intitulado “O feitiço da birra”, que foca a importância da cooperação, da solidariedade e da socialização.

Após a apresentação do powerpoint sobre o livro “Caiu um dente ao dragão”, as crianças do JI participaram num jogo de identificação das personagens, na qual se envolveram com entusiasmo.

Na sequência do seu trabalho de promoção da leitura Laura Rodrigues desenvolveu para os alunos do 1º A e 2º ano de escolaridade uma apresentação sobre a importância do livro e o seu conteúdo, a estrutura do texto narrativo, com a introdução, desenvolvimento e conclusão. Os alunos identificaram no livro “O feitiço da birra” essa mesma estrutura. Foi também estabelecida a diferença entre desenho e ilustração, tal como foi referida a função da capa, da contracapa e da lombada.

Antes de finalizar a escritora teve tempo para apreciar alguns dos trabalhos elaborados pelas crianças e que se encontravam expostos, tendo sido oferecidos dois trabalhos elaborados pelas crianças do JI, e do 2º ano, turma C.

Um aluno entregou à autora um ramo de flores, em nome de toda a Escola, feito na sala da Unidade de Ensino Estruturado, e uma lembrança em nome das professoras bibliotecárias do Agrupamento.

No final do encontro Laura Rodrigues autografou os seus livros com muita ternura e carinho.

Pelos momentos inesquecíveis que nos foram proporcionados aqui fica o nosso muito obrigado.

Até sempre!

“Caiu um dente ao dragão”, recriado pelas crianças do JI

A anteceder a vinda à nossa escola da escritora Laura Ferreira Rodrigues as educadoras Celeste e Isabel trabalharam a história com as crianças do jardim de infância, respetivamente, da sala 1 e da sala 2.

A educadora Celeste apoiada pela estagiária Soraia desenvolveu com as crianças um trabalho de leitura de imagem. Foram apresentadas as ilustrações do livro e com base na sua análise e interpretação as crianças criaram o texto, dando assim origem a uma nova história intitulada “O dragão não quer lavar os dentes”, que ilustraram.

A educadora Isabel desenvolveu com o seu grupo o reconto da história e a sua ilustração.

Ficam aqui o registo destes trabalhos:

Myebook - "Caiu um dente ao dragão" recriado pelas crianças da sala 1 do JI Loures



Myebook - "Caiu um dente ao dragão" trabalhado pelas crianças da sala 2 JILoures

“O feitiço da birra”, trabalhado pelos alunos do 1ºe 2º anos do 1ºCEB

O livro “O feitiço da birra” de Laura Ferreira Rodrigues foi contado aos alunos do 1º e 2º anos de escolaridade e trabalhado na sala de aula.

Uma das atividades desenvolvidas foi o reconto e a ilustração da história.

É o resultado de uma dessas atividades que agora partilhamos.

Primeiro aniversário de “O Asinhas”


Foi precisamente há um ano que se publicou o primeiro “post” de “O Asinhas”.

Foi com rapidez que se passou este ano e “O Asinhas” já comemora o seu primeiro aniversário.

Julgamos que o balanço do nosso blog é positivo, embora ainda neófito, temos dado a conhecer as atividades desenvolvidas na biblioteca e na escola e ao longo deste ano ganhamos seguidores, um número crescente de visualizações, o comentário a “posts” efetuados quer por alunos da escola, seus amigos e irmãos, quer por outras pessoas, como a escritora Laura Rodrigues.

Assim estamos de parabéns, bem como todos os que nos acompanham.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Fátima Éffe visitou a nossa escola

No âmbito da comemoração do Mês da Leitura recebemos hoje a visita da escritora Fátima Éffe que tornou ainda mais especial este dia 8 de março: Dia Internacional da Mulher e que dinamizou duas sessões de promoção e sensibilização relativa ao livro e à leitura, envolvendo as turmas de 3º e 4º ano de escolaridade.

A escritora contou parte da história o “livro em branco e as letras atrevidas”, uma das cinco histórias que constituem a obra intitulada “Os livros que gostam de contar histórias” e apresentou “O livro do siso e a flor do riso”, história pertencente à obra “Os livros que insistem em contar histórias”.

Os alunos da turma do 3º/4º C, do professor Manuel, tiveram oportunidade de apresentar uma dramatização que desenvolveram com base na obra “Os livros que insistem em contar histórias”, os alunos do 3ºA, da professora Fátima, apresentaram um acróstico, que no fim foi oferecido à nossa convidada, tal como o trabalho elaborado pelos alunos do 4º A, da professora Luciana Gonçalves, em torno da história “À volta do mundo” , da obra “Os livros que gostam de contar histórias”.

Os alunos do 3º B, da professora Sandra Freitas, colocaram questões à escritora Fátima Éffe. As perguntas centraram-se no processo criativo da autora, o que ela sentia quando escrevia, onde se inspirava e o tempo que demorava para escrever um livro.

Respondendo a todas as questões, mencionou o título do seu primeiro livro é “O universo todo dentro de mim”, foi escrito em cinco minutos, que a escrita na sua vida é consequência de sempre ter sido uma ávida leitora e da qual não abdica até porque a escrita ajuda-a a organizar-se interiormente.

Antes de finalizar cada uma das sessões Fátima Éffe distribuiu a cada participante um rebuçado, símbolo da mesma doçura que a leitura pode proporcionar.

Terminada cada uma das apresentações alguns alunos pediram um autógrafo, que além da dedicatória e da assinatura da escritora foi acompanhado pelo desenho de uma cara sorridente.

Antes da sua partida foi-lhe oferecido um ramo de flores, em nome de toda a Escola, feito na sala da Unidade de Ensino Estruturado.

Pelo magnífico momento que proporcionou, pela mensagem que deixou e pelas ideias que semeou aqui fica o nosso mais reconhecido agradecimento.

Bem haja Fátima Éffe!
Até sempre!

Aqui ficam registados alguns momentos deste encontro...:



... e o que os alunos da turma B, do 3º ano, da professora Sandra Freitas,escreveram sobre:

«A Visita da escritora ...

A nossa escola recebeu uma ilustre escritora com palavras encantadoras, que nos envolveu nas suas histórias fantásticas, levando-nos para o mundo do faz de conta.

A escritora Fátima Éffe fez algumas actividades com as turmas participantes, baseando-se nos estudos dos livros feitos pelos alunos, destacando-se o livro “Os livros que gostam de contar histórias”. No final do encontro foram feitas algumas perguntas, pelos alunos, à escritora, permitindo-nos criar um pequeno texto biográfico, sobre a escritora.

O verdadeiro nome da escritora é Fátima Freitas, e já escreve há aproximadamente 12 anos, tendo como sua primeira obra “O universo todo dentro de mim”, que foi dedicado aos seus filhos, tal qual todos os outros seus livros. No seu percurso como escritora já escreveu livros com outros escritores. Presentemente, encontra-se a escrever alguns livros e segundo a escritora, jamais irá parar de escrever».

Dia Internacional da Mulher

In: http://www.universodamulher.com.br/upload/dia-internacional-da-mulher2010.jpg

A Unidade de Ensino Estruturado realizou uma atividade para comemorar o Dia Internacional da Mulher – distribuiu uma flor e um poema a todas as mulheres da escola.

O asinhas associa-se a esta iniciativa e pretende também homenagear todas as leitoras do nosso blog e as mulheres em geral, esperando que um dia deixe de fazer sentido esta comemoração. Tal só poderá suceder com a mudança de mentalidades, com a igualdade de oportunidades entre homem e mulher e a exclusão de qualquer tipo de discriminação sexual.

Mulher

Mulher, você que busca no dia-a-dia
Sua independência, sua liberdade, sua própria identidade.
Você que luta profissionalmente:
Para ser valorizada
Para ser respeitada
Para ser compreendida
Você que a cada momento tenta ser:
A companheira
A amiga
A "rainha do lar"
Você que batalha incansavelmente:
Por um mundo mais justo
Por uma sociedade sem violências
Por seus próprios direitos
Você que resiste aos sarcasmos daqueles que chamam pejorativamente
feminista.
liberal,
militante
Você que já ocupou o espaço:
Na fábrica
Na escola
Na política
Você, eu, nós
Que temos a capacidade
E o direito de gerar outro ser
Temos também o dever
de gerar alternativas
Para que nossa AÇÃO
realmente CRIADORA
ajude outros a conquistarem a liberdade de SER.

Maria Helena Andrade

sábado, 3 de março de 2012

Vamos ca(n)tar as Janeiras

Durante os meses de janeiro e fevereiro os alunos que frequentaram a biblioteca escolar em regime de livre acesso foram incentivados a participar na recolha de letras de “Janeiras”.

Esta atividade contou com a participação de alunos do 2º ano, turma B e de alunos de todas as turmas de 3º e 4º ano de escolaridade.

Pretendia-se com esta recolha sensibilizar os alunos para a necessidade de indicar nos trabalhos de pesquisa as fontes de consulta (referências bibliográficas) e mencioná-las corretamente. Simultaneamente, os alunos desenvolveram competências na seleção de informação, no reconhecimento de sítios da web fidedignos e ganhos de destreza na escrita em computador: formatação de tipo e tamanho de letra, emprego de letras em cores diferentes.

Eis algumas imagens do trabalho produzido:




sexta-feira, 2 de março de 2012

Semana da Leitura 2012

A Semana da Leitura agendada pelo Plano Nacional de Leitura entre 5 e 9 de março de 2012, centra-se no tema “Solidariedade/Cooperação” e convida TODOS a lerem com TODA A GENTE em TODO O LADO! de forma a envolver diversos setores da comunidade escolar e da comunidade envolvente.

Graças à diversidade e quantidade de atividades programadas no Agrupamento de Escolas nº 1 de Loures e, especificamente na nossa escola, esta semana estende-se pelo mês de março, que passa a ser dedicado e intitulado: “Mês da Leitura e da Família”.

Consulte a nossa programação no folheto que se segue: