Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Concurso “Destrava a tua língua…”

Realizou-se hoje o concurso de leitura de trava-línguas.

Após prévia seleção dos alunos, realizada em sala de aula, foram apurados 18 participantes: 7 do 3º ano de escolaridade e 11 do 4º ano de escolaridade, que tiveram de escolher um trava-língua ao acaso e lê-lo perante toda a Comunidade Escolar, jurados e convidados.

Foi notória a responsabilidade que os alunos assumiram por serem os representantes da sua turma, o treino efetuado para brilharem nesta sessão, algum nervosismo, muita excitação e forte apoio da assistência, que “vibrou e torceu pelos seus colegas”.

Foram 50 minutos muito emotivos vividos com intensidade e muita alegria. Numa só palavra foi FAN-TÁS-TI-CO!!!

Houve muitos aplausos, prémios para os três primeiros classificados de cada ano de escolaridade e brindes para todos os participantes.

OS RESULTADOS:

3º ANO:

• 1º Classificado: Mariana Pedroso Dias, 3º A
• 2º Classificado: Beatriz Azevedo, 3º/4º C
• 3º Classificado: Sandra Luísa Patatas, 3º B

4º ANO:

• 1º Classificado: Felipe Jorge Marques, 4º A
• 2º Classificado: Bruno Cristovão Silva, 3º/4º C
• 3º Classificado: Hugo Daniel Patrão, 4º B

PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!

O CONCURSO-algumas imagens:

terça-feira, 22 de maio de 2012

Concurso "Destrava a tua língua ...!!!": Convite


O concurso de leitura de trava-línguas intitulado "Destrava a tua língua...!!!" irá decorrer no próximo dia 25 de maio, pelas 11H00, no ginásio da escola.

"O Asinhas"convida a Comunidade Escolar a participar nesta atividade de promoção da leitura.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto "Eu vou à Biblioteca"



“Eu vou à Biblioteca” assume-se como um projecto de parceria entre a Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) e as cinco bibliotecas do Agrupamento nº1 de Loures e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito dos Projetos de Promoção da Leitura.

Tem como objectivos gerais:
-Promover hábitos de leitura;
-Incentivar a frequência das bibliotecas;
-Contribuir para a formação de leitores ao longo do Ensino Básico;
-Criar sinergias entre a biblioteca pública e as bibliotecas escolares para rentabilização de recursos e elaboração de um plano estratégico de leitura e de frequência das bibliotecas.

Ao longo da duração do Projeto (2012-2013), as Bibliotecas Escolares e a BMJS desenvolverão, entre outras, as seguintes actividades:
-Encontro com escritores;
-Hora do Conto;
-Workshops e ateliers de animação de leitura;
-Oficinas de Leitura e escrita;
-Feiras do livro;
-Sessões de Poesia;
-Concursos;
-Carrinha Itinerante, para as escolas sem biblioteca;
-Laboratório de Ideias para pais e avós candidatos a contadores de histórias.

Na concretização destas atividades estará sempre subjacente o envolvimento da Comunidade Educativa, a qual poderá acompanhar a divulgação das iniciativas previstas no nosso blogue.

INFORME-SE e PARTICIPE!

CONTAMOS CONSIGO!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Museus em Festa 2012: Dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus



Este fim de semana assinala-se duas celebrações alusivas aos museus: o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus.

Em 1977, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) criou o Dia Internacional dos Museus, assinalado no dia 18 de maio, com o intuito de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Desde então, este acontecimento tem beneficiado de uma popularidade crescente, sendo celebrado em todos os continentes.

O tema escolhido pelo ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus em 2012 é: “MUSEUS NUM MUNDO DE MUDANÇA: Novos Desafios, Novas Inspirações”.

A Noite dos Museus, iniciativa proposta em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, realiza-se este ano a 19 de maio, sábado.

O Instituto dos Museus e da Conservação associa-se mais uma vez a estas comemorações: os museus e palácios do IMC estarão abertos gratuitamente nestas ocasiões – dia 18 entre as 10h00 e as 18h00 e no dia 19 a partir das 18 horas até por volta da meia-noite – e proporcionarão a todos os visitantes um conjunto de iniciativas muito diversificadas.

A Câmara Municipal de Loures vai assinalar o Dia Internacional dos Museus na sua Rede de Museus, através da dinamização das iniciativas Conhecer as Coleções e Memória na Objetiva, a decorrerem, respetivamente, no Museu Municipal de Loures e centrada no Museu de Cerâmica de Sacavém.

18 de maio – Dia Internacional dos Museus
  • Quinta do Conventinho (Museu Municipal de Loures): "Conhecer as Coleções"
9h00- 12h00 e 14h30 -17h00

Visita às reservas museológicas do museu, possibilitando aos visitantes conhecer os bastidores das coleções de Arqueologia e de Etnografia, observando o percurso que cada peça faz desde que dá entrada no Museu até ao momento da sua exposição.

Inscrições até 17 de maio, pelo telefone 211 150 664/68 ou por email: dc@cm-loures.pt
  • Museu de Cerâmica de Sacavém: "Memória na Objetiva"
10h00 – 13h00 – Fotopaper | “Pelas ruas de Sacavém”

Fotopaper sob o tema “Pelas ruas de Sacavém” – itinerário pelas ruas históricas da cidade.

Público-alvo | Público escolar

19h00 – Exposição | “A Arte Nova nos Azulejos em Portugal. Coleção Feliciano David e Graciete Rodrigues”
Inauguração de exposição.

Público em geral

Para mais informações e marcação: email ser_educativo_cerami@cm-loures.pt ou telefones 211 151 082 / 211 151 085 / 211 151 086.

No dia 19 de maio a Câmara Municipal de Loures vai associar-se à 8.ª edição da iniciativa “Noite Europeia dos Museus”, promovendo duas atividades nos Museus Municipais que, neste dia, permanecerão abertos para além do horário normal, ou seja até às 2 horas do dia 20.

Em Loures, as atividades realizam-se no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho e no Museu de Cerâmica de Sacavém.

19 de maio – Noite dos Museus
  • Quinta do Conventinho (Museu Municipal de Loures): "Há cenas no convento"
19h00, 20h30, 22h00 e 23h30 – sequência de cenas, personagens de época contam, na primeira pessoa, histórias que constituem a memória deste espaço

Inscrição até 18 de maio, através do e-mail ser_educativo_conven@cm-loures.pt ou pelos telefone 211 150 673.
  • Museu de Cerâmica de Sacavém: "Esta noite o museu é seu"

21h00 – 01h00 – Performance | “Música no Museu”

O programa compreende três momentos distintos: Performance de dança contemporânea, Casa de Campo, de André de Campos Teixeira; visita guiada à exposição A Arte Nova nos Azulejos em Portugal, inaugurada na véspera e concerto de Jazz com atuação da banda local New Jam.

Público em geral

Para mais informações e marcação: email ser_educativo_cerami@cm-loures.pt ou telefones 211 151 082 / 211 151 085 / 211 151 086.

PARTICIPE!

NÃO FIQUE EM CASA!

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E VÁ FESTEJAR (N)OS MUSEUS!

domingo, 13 de maio de 2012

Resultados da atividade para assinalar “O Dia Mundial do Livro”


Nesta atividade participaram 52 alunos do 1º CEB, dos quais só 39 alunos mereceram receber a prometida rosa, segundo a seguinte distribuição:



Parabéns aos participantes premiados!

Eis alguns dos trabalhos apresentados:



O Asinhas não pode deixar de agradecer publicamente a colaboração prestada pela docente Ana Paula Fernandes e toda a Unidade de Ensino Estruturado, pela educadora Celeste e pela assistente Manuela, por terem sido as responsáveis pela criação das rosas distribuídas aos alunos.

sábado, 12 de maio de 2012

BMJS promove Prémio Literário Novos Talentos-Poesia



O Asinhas no intuito de divulgar as iniciativas da Biblioteca Municipal José Saramago informa que já se iniciou a edição 2012/13 do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, na modalidade Jovens Talentos-Poesia (tema livre).

A presente edição tem como principal objetivo incentivar a criatividade literária junto dos jovens do concelho de Loures, com idades compreendidas entre os 16 e 30 anos.

Os trabalhos originais concorrentes poderão ser entregues até 30 de novembro de 2012.

Para mais informações pode ser consultado o regulamento que se segue:

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Encerramento da 82ª edição da Feira do Livro de Lisboa no próximo domingo à noite



Parece que ainda foi ontem que abriu a Feira do Livro de Lisboa e já nos encontramos no último fim-de-semana do certame. Aproveite o horário alargado – hoje das 12h30 às 00h00, amanhã das 11h00 às 00h00 e no domingo das 11h00 às 23h00- e dê uma “saltada”, caso ainda o não tenha dado. Se já foi, repita porque a animação não vai faltar no Parque Eduardo VII e certamente que a Feira do Livro vai encerrar em festa.

Para lhe aguçar a vontade "O Asinhas" propõe-lhe que assista às numerosas sessões de autógrafos que se encontram agendadas, que passeie entre os stands e beneficie das promoções do dia (sexta-feira, sábado e domingo) e participe nas atividades de animação da leitura, como a Hora do Conto que a seguir lhe sugiro.


Para o ano repetir-se-á mas até lá ... quantas saudades!!!

Até à 83ª edição...!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dia da Europa


Assinala-se hoje o Dia da Europa. Este ano subordinado ao lema “Juntos somos mais fortes” reforça os ideais de Robert Schuman, na consolidação de uma Europa organizada, coesa, solidária e capaz de fomentar a cooperação e a Paz e, simultaneamente, evidencia a perspectiva de próximos alargamentos, como o da Croácia, previsto para julho de 2013 e a possível aprovação das candidaturas da Macedónia e da Turquia à União Europeia, que consagram a unidade do continente e conferem uma nova dimensão ao ideal da construção europeia.

Desejamos que este dia contribua para a o estreitamento de laços entre os povos e os países europeus, bem como incentive a cooperação e a entreajuda, especialmente para com os países onde a crise económica e social se agudiza.

domingo, 6 de maio de 2012

Dia da Mãe


Fonte: SOARES, Luísa Ducla, "Livro das datas", Porto, Civilização Editora,2009, 68 pág.

“O asinhas” não podendo ficar alheio ao “Dia da Mãe” que hoje se comemora, deseja a todas as mães dos nossos alunos um dia muito feliz.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Concurso "Destrava a tua língua...!!!"


A Biblioteca Escolar vai dinamizar um concurso de trava-línguas intitulado “Destrava a tua língua...”. Este concurso encontra-se aberto aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade da escola que terão de ler rapidamente os trava-línguas, que lhe sejam apresentados, sem se enganar.

Os alunos interessados inscrevem-se na biblioteca escolar após terem sido selecionados na sua turma.

Os alunos devem preparar-se até à data do concurso lendo os trava-línguas dos livros expostos na biblioteca, que podem ser requisitados para leitura domiciliária, e que a seguir se apresentam, pesquisar na internet, ou junto de familiares e amigos.


O concurso irá decorrer entre 21 e 25 de maio de 2012.

Para mais informações consulta o regulamento do concurso, que também se encontra disponível na biblioteca escolar.

REGULAMENTO DO CONCURSO "DESTRAVA A TUA LÍNGUA..."

Artº. 1º - Objetivo

O concurso de leitura de trava-línguas intitulado “Destrava a tua língua…” tem como objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos; desenvolver nos alunos o prazer de ler; promover o desenvolvimento de competências no domínio da leitura.

Artº. 2º - Condições gerais de participação

A participação no concurso está aberta aos alunos do 3º e 4ºanos de escolaridade matriculados nesta escola. Para participarem no concurso, os concorrentes comprometem-se a submeter ao presente Regulamento e às decisões do Júri envolvido.

Artº. 3º - Concorrentes

Cada turma poderá participar com um máximo de três concorrentes.

A escolha dos concorrentes poderá ser feita segundo o seguinte processo:

• 1º - Os alunos elegem, através de um processo de eleição simples, os candidatos a este concurso;

• 2º - O professor titular de turma seleciona de entre os candidatos eleitos aqueles que, efetivamente, se apresentarão a concurso, os quais representarão a sua turma.

Os candidatos selecionados para o concurso deverão preencher a ficha de inscrição e entregá-la na Biblioteca Escolar. A falta injustificada dos candidatos ao concurso implica a sua eliminação, perdendo o direito a receber qualquer prémio ou diploma.

Artº. 4º - Composição do Júri do concurso

O Júri será constituído por cinco elementos, com a seguinte distribuição individual: a Coordenadora da EB1/JI de Loures, a professora bibliotecária, um docente, um assistente operacional e um representante da Associação de Pais.

Artº. 5º - Competências do Júri

Cabe à professora bibliotecária a organização do concurso, a seleção das obras de referência para este concurso, e dos trava-línguas a serem lidos pelos alunos, bem como a supervisão e o acompanhamento de todo o processo relacionado com o concurso.

Aos restantes elementos do Júri é atribuída a função de avaliação do desempenho dos concorrentes.

As decisões do Júri não poderão ser contestadas.

Artº. 6º - Desenvolvimento do concurso

Após o anúncio público do concurso “Destrava a tua língua…”: • Cada turma indicará os seus candidatos;

• Na Biblioteca Escolar serão disponibilizadas as obras de referência para o concurso;

• Os candidatos deverão consultar as obras de referência e poderão requisitar, de acordo com a disponibilidade uma obra, durante uma semana, de forma a prepararem-se para o concurso;

• Na semana anterior à realização do concurso será publicado um calendário com o horário e listagem de participantes;

• Cada participante, de acordo com o calendário predefinido, deverá realizar a sua prova perante o júri, que avaliará a prestação de acordo com os critérios estabelecidos;

• No dia da prova cada participante irá ler um trava-língua que o concorrente escolhe aleatoriamente entre o conjunto distribuído por um elemento do Júri;

• As provas serão realizadas na Biblioteca Escolar num ambiente de silêncio, estando abertas à Comunidade Escolar.

Artº. 7º - Critérios de apreciação

O Júri avaliará cada prestação, numa escala de 0 a 5, tendo em consideração na leitura dos trava-línguas os seguintes critérios:
a) O grau de dificuldade/complexidade dos trava-línguas;
b) A dicção (pronúncia ou articulação);
c) A fluência (facilidade em dizer);
d) A entoação [inflexão ou tom da voz);
e) O ritmo;
f) A expressividade.

Em caso de empate de pontuação entre dois ou mais concorrentes, caberá ao júri decidir pela melhor forma de desempate.

O candidato que faltar ao concurso sem qualquer justificação não tem direito a certificado.

Artº. 8º - Calendarização

O concurso irá decorrer na semana de 21 a 25 de maio de 2012.

Artº. 9º - Prémios

Todos os participantes terão direito a um certificado de participação.

Será dado um prémio ao vencedor e menções honrosas aos alunos cujo mérito o Júri reconheça.

A entrega do prémio, dos certificados e das menções honrosas terá lugar numa cerimónia especial, em data a designar.

Artº. 10º - Publicitação dos resultados

Da decisão do Júri será dado conhecimento pela Biblioteca Escolar, em primeira instância aos premiados e, posteriormente, divulgado à Comunidade Educativa através do blogue da biblioteca escolar.

Artº. 11º - Disposições finais

Os casos omissos, bem como as dúvidas que surjam na aplicação do presente regulamento serão resolvidos pela Biblioteca Escolar.

Loures, 27 de abril de 2012
A Professora Bibliotecária
Ana Paula Lima Rodrigues

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Como seria a vida sem os media?


Hoje, dia 3 de maio, é a data em que, por iniciativa da ONU, se evoca a liberdade de Imprensa e de expressão e que, simultaneamente, é lançado no nosso País a iniciativa “Um dia com os media”, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.

Num tempo em que os meios de informação e comunicação, quer os mais tradicionais, quer os das últimas gerações tecnológicas, se tornaram omnipresentes na sociedade e permitem, como nunca, que os cidadãos se exprimam no espaço público, faz sentido desenvolver um olhar crítico sobre o papel que ocupam na construção de opiniões, crenças e do próprio quotidiano.

Será que conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?

Já imaginou como seria a vida sem os media?

É este o desafio de reflexão que "O Asinhas" propõe a todos os seus leitores.

Deixe o seu comentário sobre esta questão.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

“Sábados em Cheio" na BMJS - Animação para toda a Família

Novo mês!

Nova programação dos “Sábados em cheio”!

A Biblioteca Municipal José Saramago mantém a dinâmica a que já nos habituou de encher os nossos sábados de estórias, contos e sobretudo ao brincar com os livros ou sobre os livros em família, incute o gosto por estes e pela criação de hábitos de leitura.

Este mês a programação subordinada ao tema “Animação para toda a família” pretende envolver diferentes gerações: desde os bebés até aos avós candidatos a contadores de estórias.

Como sempre, imperdível!

Fica aqui a programação do mês de maio:

terça-feira, 1 de maio de 2012

Exposição: World Press Photo 2012


Encontra-se patente ao público até 20 de maio de 2012, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, a edição deste ano do World Press Photo que reúne mais de 160 fotografias, premiadas no âmbito de um concurso ao qual se candidataram mais de 101 mil imagens de mais de 5000 fotógrafos de 124 países diferentes.

O fotógrafo espanhol Samuel Aranda foi o vencedor desta 55ª edição, com uma foto tirada dentro de uma mesquita utilizada como hospital durante os confrontos entre polícia e manifestantes contrários ao regime do presidente Ali Abdullah Saleh, no Iémen. A fotografia retrata uma mãe que abraça o seu filho Zayed, de 18 anos,depois de este ter sido vítima dos efeitos de gases lacrimogéneos ao participar numa manifestação de rua contra o regime vigente no Iémen, no dia 15 de outubro de 2011.

Esta fotografia, que Samuel Aranda tirou para o "The New York Times", tornou-se um retrato simbólico da Primavera Árabe, que inundou o Médio Oriente no ano passado, de acordo com o comunicado publicado pelo júri do prémio. "É uma fotografia que fala em nome de toda uma região. Representa o Iémen, o Egito, a Tunísia, a Líbia, a Síria, por tudo o que aconteceu n Primavera Árabe. Mas mostra um lado privado, íntimo, do que se passou. E mostra o papel que as mulheres tiveram, não apenas como prestadoras de cuidados, mas como pessoas ativas no movimento", escreveu Koyo Kouoh, um dos elementos do júri.

Além desta fotografia podem ser vistos outros trabalhos também premiados do fotojornalismo mundial como o terramoto e o tsunami no Japão, as ruas desertas da Coreia do Norte, a guerra entre cartéis de droga no México, mas também as paisagens mais incríveis, os melhores desportistas, a Semana da Moda de Dakar.

Uma incursão pela exposição de fotografia mais famosa do mundo é uma viagem pelo ano que passou, feita através das melhores imagens captadas por fotojornalistas de todo o mundo.

O périplo pelas várias cidades mundiais iniciou-se em Amesterdão, a 20 de Abril, e chegou a Lisboa uma semana depois, no dia 27. Esta exposição resulta da parceria entre a Fundação EDP e a revista Visão.

Visite-a!