Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia da Mãe

No próximo domingo, 1 de Maio comemora-se o Dia da Mãe.

O dia da Mãe era já festejado na Grécia Antiga e em Roma. Os gregos celebravam o Dia da Mãe em honra de Rhea, a mãe dos seus deuses e mulher de Cronos, enquanto os romanos festejavam em homenagem a Cybele, a mãe dos seus deuses.
O “Dia da Mãe” tal como o conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos da América através de Anna Jarvis.
Em 1904, quando a sua mãe faleceu, decidiu homenageá-la chamando a atenção, na igreja de Grafton, para um dia especialmente dedicado a todas as mães.
A campanha movida por Anna Jarvis ocasionou que em 10 de Maio de 1907 se tenha celebrado pela primeira vez o Dia da Mãe em Grafton e que, em 1911, tivesse sido celebrado em praticamente todos os estados norte-americanos. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o “Dia da Mãe”.
Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.
Em Portugal, o Dia da Mãe era festejado no dia 8 de Dezembro, dia religioso, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Actualmente, o Dia da Mãe é comemorado no primeiro domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.
A Biblioteca Escolar não ficou alheia a esta homenagem.
Assim procedeu-se à recolha de uma mostra de livros dedicados à Mãe, que se encontra exposta na Biblioteca.

A professora bibliotecária leu às crianças da sala 2 do Jardim-de-Infância, aos alunos do 2º ano, turma A e às crianças que integram a Unidade de Ensino Estruturado o livro de Ana Faria intitulado “Um livro sobre a minha Mãe”, da Editora Livros Horizonte, que foi escrito em homenagem à sua própria mãe.


Da leitura e exploração do texto as crianças reconheceram na mãe descrita pela autora a sua própria mãe, testemunhando assim a universalidade do que é ser mãe.

Já às crianças da sala 1 do Jardim-de-Infância a Educadora Celeste escolheu a leitura do livro “Quero uma mamã-robot”, de Davide Cali, da Editora Livros Horizonte.

Através deste livro as crianças foram confrontadas com uma mamã, que faz todas as vontades, nunca grita, nem ralha … senão é desligada com o telecomando, mas que é fria, não sabe fazer cócegas, nem dar abraços e beijinhos, concluindo que nada há de melhor do que uma mãe verdadeira.

Para todas as mães dos nossos alunos “o asinhas” deseja um Dia da Mãe muito feliz.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Comemorações que decorreram durante a interrupção lectiva da Páscoa

Iniciámos o 3º período deste ano lectivo no qual “o asinhas” deseja que seja concluído com sucesso para todos os nossos alunos.
Durante a interrupção lectiva da Páscoa comemorou-se duas efemérides que não podemos deixar passar em branco.
A primeira, no dia 23 de Abril dedicado ao Dia Mundial do Livro. Uma data assinalada desde 1996 por iniciativa da Unesco e escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste mesmo dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro. Recentemente até, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do Mundo. A Portugal esta tradição parece ainda não ter chegado, contudo convém relembrar que quando a família reserva alguns momentos para ler com os filhos, os benefícios são enormes e que o tempo necessário para criar um bom leitor é de apenas dez minutos por dia, todos os dias.
Um bom leitor é, quase sempre, um bom aluno!
O gosto pelos livros e pela leitura é uma prenda que todos os pais devem dar aos filhos desde pequeninos, porque quanto mais cedo os livros entrarem na vida da criança melhor. Se ensinar a ler é tarefa da Escola, os pais poderão em casa, motivar os seus filhos para o prazer da leitura.
É neste contexto que “o asinhas” informa que arranca amanhã, dia 28 de Abril, no Parque Eduardo VII, a 81ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorrerá até 15 de Maio.
A segunda, no dia 25 de Abril dedicado ao “Dia da Liberdade” ou à “Revolução dos Cravos”, assinala o golpe de estado militar, ocorrido no dia 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial que vigorou durante 48 anos e criou as condições para a implantação de um regime democrático e a aprovação de uma nova Constituição da República Portuguesa.
Imagem retirada de: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/504675/gd/1240598138/E-o-teu-25-de-Abril-como-foi.jpg

sábado, 16 de abril de 2011

Terminou o 2º Período!

Com o fim do 2º Período é altura de avaliação.
Olhando para o trabalho realizado, congratulamo-nos com os seus resultados.
"O Asinhas" tem tido, como desejado, uma biblioteca dinâmica proporcionadora de actividades de enriquecimento cultural.
É com este intuito que divulgamos o lançamento de três novos livros, sugerindo a sua leitura:


“Portugal para miúdos”, de José Jorge Letria e Ricardo Cabral.

Os episódios mais marcantes da História de Portugal, contada em verso.
Quem diz que não gosta de História?
Só quem ainda não leu este livro.


"Uma aventura na ilha de Timor", de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.

Mais uma aventura desta vez passada em Timor, tendo como objectivo a organização de um grande concerto.


"É um livro", de Lane Smith.

Uma história divertida e irónica, sobre os prós e os contras de dois tipos de tecnologias/suportes contada através da interacção de duas personagens inesquecíveis.
Fica aqui o book trailer para aguçar a curiosidade:



Desejamos a todos uma Páscoa Feliz.

Carnaval da EB1/JI de Loures sai à rua

Embora com bastante atraso e ausente à comemoração do Carnaval na nossa escola “O asinhas” não pode deixar de registar que no dia 4 de Março de 2011 a Comunidade Educativa festejou o Carnaval.
Este ano o tema escolhido foi “As quatro estações”, assim, trajados de acordo com as características típicas da estação do ano alunos, docentes e funcionários desfilaram pelo bairro das Sapateiras, em Loures, ao som de bombos, para encanto da população residente e dos transeuntes.
Houve cor, alegria e muita brincadeira que as fotografias bem ilustram.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Visita à Reserva de Burros da Assafora - Praia de S. Julião (Sintra)

No dia 7 de Abril, todas as crianças do pré-escolar e todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola EB1/JI de Loures 1 realizaram uma visita de estudo à Reserva de Burros da Assafora, perto da praia de S. Julião, Sintra, em comemoração antecipada do final do 2º período.
A Reserva de Burros foi fundada por Paulo e Fany Araújo, em 1987 e apresenta como objectivo a reprodução e valorização de animais da espécie asinina, evidenciando para o público de todas as idades as qualidades que os burros têm em inter-agirem com as pessoas.
Esta Reserva pretende também promover a Educação Ambiental através de um conjunto de actividades, que envolve para além dos passeios de burro, a realização de Percursos Interpretativos na Natureza, Oficinas Ambientais Temáticas, Caças ao Tesouro, entre outras.
Foi um dia inolvidável para todos os participantes.
“O Asinhas” deixa-lhe uma pequenina amostra do que aconteceu…

Apreciação da Feira do Livro Usado

“O Asinhas” não pode deixar de congratular-se com a forma como decorreu a Feira do Livro Usado e agradecer a toda a Comunidade Educativa o empenho evidenciado nesta iniciativa.
O contributo dos pais e encarregados de educação foi valioso devido à sua receptividade, traduzida, por um lado, pela oferta de livros de muito interesse e em bom estado, o que se verificou antes e durante a actividade, vindo esta feira a ser continuamente alimentada e, por outro lado, a adquirir os livros que se encontravam à venda, promovendo a sua circulação.
Um bem haja a todos os intervenientes no sucesso desta feira.
Ficam aqui algumas imagens que atestam a forma como a mesma decorreu.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Visite o Cata Livros

«Desde dia 5 está online o site Cata Livros, da responsabilidade da equipa da Casa da Leitura. Disponibiliza livros que podem ser folheados e ouvidos, testemunhos de autores, jogos sobre o livro do mês, no caso Estranhões e Bizarrocos (José Eduardo Agualusa, D. Quixote), propostas de actividades lúdicas que as crianças podem realizar sozinhas. O público-alvo são crianças dos 8 aos 12, mas como sempre estes intervalos são apenas referências. Com a ajuda dos pais e educadores, este site pode estar ao alcance dos mais novos. Todavia, surge com a intenção de criar uma relação virtual directa com a criança, de a autonomizar e de a aproximar da leitura através do ciberespaço, que está cada vez mais presente no quotidiano de todos. A visitar!»(1)

endereço: http://www.catalivros.org/

(1)Citação retirada de http://obichodoslivros.blogspot.com/2011/04/visitar-o-cata-livros.html

sábado, 2 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro Infantil

Dia 2 de Abril, aniversário de Hans Christian Andersen, é o dia Mundial do Livro Infantil.
O"o asinhas" sugere como forma de comemoração a leitura, na próxima semana, de uma obra deste escritor que se notabilizou na escrita de contos infantis.
O livro aconselhado encontra-se na Biblioteca Escolar e é a "Menina dos Fósforos".
Ao comemorar o Dia Mundial do Livro Infantil é importante reflectir sobre os critérios em que nos devemos basear para comprar um livro infantil.
Sabe como comprar um livro infantil?
"O asinhas"
sugere que:
- Não se deixe influenciar pelas lindas ilustrações, leia o texto. Imagine que está a ler em voz alta e verifique se o texto é compreensível e bem escrito.
- Verifique se a linguagem é adequada ao nível etário da criança.
- Adeque o livro à idade e aos interesses da criança, pois um livro muito fácil ou muito difícil desmotiva a leitura.
- Não se deixe sugestionar pela publicidade, nem sempre os livros mais publicitados, ou mais caros são os de maior qualidade.
- Observe a combinação texto/ilustração, se existir complementaridade e a possibilidade de explorar com a criança quer a imagem, quer o texto é porque está em presença de um bom livro.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Festa do Livro Usado

Com o objectivo de se envolver a Comunidade Educativa na promoção do livro e da leitura e de se angariarem verbas para a aquisição de material a professora bibliotecária e todos os outros docentes da escola vão dinamizar uma Feira do Livro Usado.
Esta irá decorrer nos dias 4, 5, 6 e 8 de Abril, das 8h00 às 19h00, no átrio da escola, com livros para todos os gostos a preços de "arrasar"!
Esta actividade só é possível graças à colaboração dos alunos, dos pais e encarregados de educação que contribuiram com a doação de livros usados, mas em bom estado de conservação. A todos o "o asinhas" presta a devida homenagem e apresenta os mais sinceros agradecimentos.
Nesta feira vão estar colocados à venda 248 livros, cujos preços oscilam entre 20 cêntimos e 2,5 euros.
Toda a Comunidade Envolvente é convidada a visitar-nos e a participar neste evento.
COMPARECE!