Iniciámos o 3º período deste ano lectivo no qual “o asinhas” deseja que seja concluído com sucesso para todos os nossos alunos.
Durante a interrupção lectiva da Páscoa comemorou-se duas efemérides que não podemos deixar passar em branco.
A primeira, no dia 23 de Abril dedicado ao Dia Mundial do Livro. Uma data assinalada desde 1996 por iniciativa da Unesco e escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste mesmo dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro. Recentemente até, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do Mundo. A Portugal esta tradição parece ainda não ter chegado, contudo convém relembrar que quando a família reserva alguns momentos para ler com os filhos, os benefícios são enormes e que o tempo necessário para criar um bom leitor é de apenas dez minutos por dia, todos os dias.
Um bom leitor é, quase sempre, um bom aluno!
O gosto pelos livros e pela leitura é uma prenda que todos os pais devem dar aos filhos desde pequeninos, porque quanto mais cedo os livros entrarem na vida da criança melhor. Se ensinar a ler é tarefa da Escola, os pais poderão em casa, motivar os seus filhos para o prazer da leitura.
É neste contexto que “o asinhas” informa que arranca amanhã, dia 28 de Abril, no Parque Eduardo VII, a 81ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorrerá até 15 de Maio.
A segunda, no dia 25 de Abril dedicado ao “Dia da Liberdade” ou à “Revolução dos Cravos”, assinala o golpe de estado militar, ocorrido no dia 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial que vigorou durante 48 anos e criou as condições para a implantação de um regime democrático e a aprovação de uma nova Constituição da República Portuguesa.
Imagem retirada de: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/504675/gd/1240598138/E-o-teu-25-de-Abril-como-foi.jpg
Sem comentários:
Enviar um comentário