O Dia Mundial da Criança consiste numa efeméride, cujo significado ultrapassa o de uma simples festa na qual as crianças recebem um presente.
Neste dia deve-se reflectir nas largas centenas, se não milhares, de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente) de todo o tipo.
Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi comemorado em 1950?
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Depois da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) as crianças de vários países da Europa viviam em precárias condições de vida, sem casa, sem estudos, sem alimentação, sem assistência médica e muitas delas sem pais, por estes terem morrido durante a guerra.
Por outro lado os adultos estavam mais preocupados em retomar a sua vida quotidiana normal, relegando para segundo plano a educação das crianças.
Como as famílias não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas em trabalhos pesados, contribuindo para o sustento do agregado familiar.
Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E que não tinham acesso a assistência médica?
Em 1946, a ONU (Organização das Nações Unidas), começou a tentar mudar esta situação, foi assim criada a UNICEF que é conhecida mundialmente pelo que faz pelas crianças em todo o mundo!
Apesar de todos os esforços realizados, ainda foi difícil fazer com que o mundo olhasse para os direitos das crianças, então em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs à ONU que fosse criado um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho de 1950!
Com a criação deste dia, os estados-membros da Organização das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
• afecto, amor e compreensão;
• alimentação adequada;
• cuidados médicos;
• educação gratuita;
• protecção contra todas as formas de exploração;
• crescer num clima de Paz e Fraternidade Universais.
Em 20 de Novembro de 1959, estes direitos foram escritos e reconhecidos através da aprovação legal da "Declaração dos Direitos das Crianças". Esta Declaração trata-se de uma lista de 10 princípios.
Em 1989, a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento com um conjunto de leis para protecção dos menores; tornou-se lei internacional em 1990.
Pode-se assim dizer que o Dia Mundial da Criança serve para lembrar um grande problema mundial: o esquecimento dos direitos das crianças.
Fontes de consulta:
Site Junior - Rua
http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=201
Vídeo "Direitos das Crianças"
http://youtu.be/LJr0jIHiKZE
Sem comentários:
Enviar um comentário