Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dinamização da Leitura no Mês das Bibliotecas Escolares

Ainda no âmbito da Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares procedeu-se hoje a três sessões de dinamização da leitura na Biblioteca Escolar, que envolveu os alunos das turmas do 3ºA, do 3º/4º C e do 4º A.

A escolha recaiu no livro intitulado “A bruxa Mimi vai à praia”, escrito por Valerie Thomas, ilustrado por Korky Paul e editado pela Gradiva.


Esta opção justifica-se porque, por um lado, o verão ainda não nos abandonou e as temperaturas elevadas que se fazem sentir apetecer dar uns mergulhos na água do mar e, por outro lado, por se aproximar o dia 31 de Outubro e, consequentemente, a comemoração do “Dia das Bruxas”. Assim nada melhor que associar a ida à praia de uma bruxa azarada e muito desastrada - a Bruxa Mimi -, onde quase tudo onde se encontra envolvida corre da pior maneira possível.

Após a leitura da história na qual os alunos foram convidados a intervir e a antecipar os acontecimentos, realizou-se uma reflexão sobre os cuidados a ter numa deslocação à praia.

Os alunos mencionaram o respeito pelas indicações dos nadadores-salvadores, pelas bandeiras, indicando o significado de cada uma: verde, amarela, vermelha, azul e branca aos quadrados pretos, pelas horas de digestão e o uso de protetor solar.

Para evitar queimaduras indesejáveis e danos irreversíveis na pele foi distribuído um relógio para prevenção da exposição solar, que cada aluno pintou com três cores: vermelho – no período de perigo de exposição (ou seja, entre as 12:00 e as 16:00 horas), amarelo – no período que exige prudência (entre as 11:00 e as 12:00 horas e entre as 16:00 e 17:00 horas) e verde - no período aconselhável (das 6:00 até às 11:00 horas).

Eis algumas imagens representativas desta manhã:

Sem comentários:

Enviar um comentário