Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

terça-feira, 1 de maio de 2012

Exposição: World Press Photo 2012


Encontra-se patente ao público até 20 de maio de 2012, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, a edição deste ano do World Press Photo que reúne mais de 160 fotografias, premiadas no âmbito de um concurso ao qual se candidataram mais de 101 mil imagens de mais de 5000 fotógrafos de 124 países diferentes.

O fotógrafo espanhol Samuel Aranda foi o vencedor desta 55ª edição, com uma foto tirada dentro de uma mesquita utilizada como hospital durante os confrontos entre polícia e manifestantes contrários ao regime do presidente Ali Abdullah Saleh, no Iémen. A fotografia retrata uma mãe que abraça o seu filho Zayed, de 18 anos,depois de este ter sido vítima dos efeitos de gases lacrimogéneos ao participar numa manifestação de rua contra o regime vigente no Iémen, no dia 15 de outubro de 2011.

Esta fotografia, que Samuel Aranda tirou para o "The New York Times", tornou-se um retrato simbólico da Primavera Árabe, que inundou o Médio Oriente no ano passado, de acordo com o comunicado publicado pelo júri do prémio. "É uma fotografia que fala em nome de toda uma região. Representa o Iémen, o Egito, a Tunísia, a Líbia, a Síria, por tudo o que aconteceu n Primavera Árabe. Mas mostra um lado privado, íntimo, do que se passou. E mostra o papel que as mulheres tiveram, não apenas como prestadoras de cuidados, mas como pessoas ativas no movimento", escreveu Koyo Kouoh, um dos elementos do júri.

Além desta fotografia podem ser vistos outros trabalhos também premiados do fotojornalismo mundial como o terramoto e o tsunami no Japão, as ruas desertas da Coreia do Norte, a guerra entre cartéis de droga no México, mas também as paisagens mais incríveis, os melhores desportistas, a Semana da Moda de Dakar.

Uma incursão pela exposição de fotografia mais famosa do mundo é uma viagem pelo ano que passou, feita através das melhores imagens captadas por fotojornalistas de todo o mundo.

O périplo pelas várias cidades mundiais iniciou-se em Amesterdão, a 20 de Abril, e chegou a Lisboa uma semana depois, no dia 27. Esta exposição resulta da parceria entre a Fundação EDP e a revista Visão.

Visite-a!

Sem comentários:

Enviar um comentário