Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Estendal de Poesia

Hoje contámos com a visita de dois elementos do Grupo do Sotão: a Drª. Filipa Albuquerque e o Dr. José Carlos Almeida que dinamizaram a oficina de leitura: “Estendal de poesia”, na qual participaram os vinte e três alunos da turma B, do 4º ano, com a respetiva professora titular de turma Drª. Sandra Freitas.
Após a distribuição de uma mola de madeira a cada participante, que escreveu nela o seu nome e que funcionou como salvo-conduto para a admissão a esta oficina, seguiu-se a realização de alguns exercícios de relaxamento e respiração, de forma a estimular a inspiração criadora, e a leitura de poemas de autores portugueses que foram distribuídos aos participantes.
Estes foram organizados em grupos de 4 e 5 elementos e tiveram de escolher um poema a partir do qual selecionaram 4 ou 5 palavras com estas criaram outras que rimassem com as primeiras.
Com base nesta estrutura procedeu-se à criação de textos poéticos como o que a seguir se exemplifica.
A sessão finalizou com a apresentação dos textos poéticos produzidos por cada grupo e a sua colocação no estendal.
*      Exemplo de dois textos produzidos:
A História da Mariazinha
«Apareceu a Mariazinha,
Maluca a gritar,
Queria uma florzinha,
Para poder casar.

Mariazinha toma atenção,
Que não chega uma flor,
Vais criar confusão,
Se não tiveres o teu amor.

Se não tiver o meu amor,
Já não irei casar,
Irei entregar a flor,
Ao primeiro que encontrar.

Ficarei solteira,
E passarei os serões sozinha,
E a minha cadeira,
Será só minha.

Não penses nesse sentido,
E não percas a fé,
O Pai Natal traz-te um marido,
E atira-to pela chaminé.»
Texto produzido por: Bruna Hassam, Gonçalo Monteiro, Gustavo Alves e Joana Verissímo.


Rimas e Rimas
«Nós estamos contentes,
Porque a Raquel,
Nos deu presentes,
Com cheiro a mel.

Encontrei o Barnabé,
Andava fora de moda,
Tinha um problema no pé,
Precisava de uma roda.
Tenho aqui dois ovos,
Para fazer uma omelete,
Se tivesse duas rodas,
Construía uma bicicleta.

Eu daqui logo partia,
Atravessava a minha rua,
Nunca mais ninguém me via,
Só parava na lua.»
Rimas produzidas por: Ciro, João, Mariana e Sandra.
*      Algumas fotos da sessão:

Sem comentários:

Enviar um comentário