Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Resultados do Concurso “À descoberta do Autor Misterioso”

O concurso contou com a forte adesão das turmas de todos os anos de escolaridade. Destacando-se sobretudo a participação das turmas do 1º A (da professora Luciana) e do 2º B (da professora Helga.

Todos os participantes reconheceram com facilidade o autor misterioso, nesta edição a escritora Carla Maia de Almeida.

Neste concurso, tal como na edição anterior, foram criados dois escalões de participação: um a título individual e outro a título coletivo.

A nível individual destacou-se a participação do aluno Gabriel Sousa, do 2º ano, turma B, da professora Helga, por ter sido o primeiro aluno a participar neste concurso e ter respondido corretamente.

A nível coletivo destacou-se a participação da turma A, do 1º ano, da professora Luciana, pela forte adesão dos alunos a esta atividade promovida na Biblioteca Escolar.

O asinhas felicita todos os participantes e conta com o seu entusiasmo e colaboração em outras atividades que sejam desenvolvidas na Biblioteca Escolar.

Resultados do Concurso “À procura do livro perdido”

O concurso contou com a participação dos alunos de todos os anos de escolaridade.

Nesta atividade pretendia-se que os alunos identificassem corretamente o título e o autor da obra, o que foi conseguido com sucesso por todos os participantes, tendo ainda alguns alunos encontrado a página de onde se retirou o texto perdido.

O livro “O gato e a rainha só” foi descoberto rapidamente pelos alunos Rodrigo Cruz, do 3º ano, turma B (da professora Isabel/Sónia) e da aluna Margarida Martins, do 3º ano, turma A (da professora Susana) que responderam simultaneamente a este desafio.

O asinhas felicita todos os participantes e conta com o seu entusiasmo e colaboração em outras atividades que sejam desenvolvidas na Biblioteca Escolar.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A atividade "Momentos de leitura"

A Semana de Leitura iniciou-se como já vem sendo hábito no nosso Agrupamento com a atividade “Momentos de Leitura”, que consiste na leitura de textos/obras, pelos docentes, selecionados pelas professoras bibliotecárias de acordo com a temática proposta pelo Plano Nacional de Leitura.
Por este motivo foram escolhidas obras subordinadas ao tema “O Mar”.
  •   “O ratinho marinheiro”, de Luísa Ducla Soares, para as crianças do pré-escolar.


  • O peixinho que descobriu o mar, conto da obra “Estranhões e bizarrocos”, de José Eduardo Agualusa, para o 1º e 2º anos de escolaridade.


  • O castelo de areia, de Luísa Ducla Soares, poema da obra “Poetas de hoje e de ontem”, de Maria de Lourdes Varanda e outros, para o 3º ano de escolaridade.


  •  “Bartolomeu Marinheiro”, de Afonso Lopes Vieira, para o 4º ano de escolaridade.

A leitura dos textos/obras foram precedidas pela realização de trabalhos.
Fica aqui um pequeno registo do trabalho elaborado, em conjunto, pelas crianças do ensino pré-escolar, sob a orientação das educadoras Celeste e Isabel.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Feira do Livro de Lisboa 2013



A 83º Edição da Feira do Livro de Lisboa 2013 decorrerá, tal como nos anos anteriores, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, de 23 de maio a 10 de junho de 2013.

Organizada pela APEL, Associação Portuguesa de Editores e Livreiros tem como objetivo promover e difundir livros e obras multimédia (em qualquer suporte) em língua portuguesa e fomentar os hábitos de leitura e o incremento do nível de literacia. 

A Feira do Livro de Lisboa é a maior montra da edição em Portugal – com perto de cem mil títulos distribuídos por mais de duas centenas de pavilhões e centenas de editores, chancelas, alfarrabistas e livreiros presentes.

Esta edição promete trazer novidades apetecíveis para os visitantes, nomeadamente ao nível de uma cada vez mais, enriquecida programação cultural para toda a família ou de novos espaços de restauração.

Na sequência do êxito verificado nos anos passados, repete-se este ano a oportunidade comercial na última hora da Feira, designada por “Hora_H”, que consiste de 2.ª a 5.ª feira, na segunda e terceira semanas, durante a última hora da Feira - 22h00 às 23h00 - venda de livros, fora dos 18 meses do preço fixo, com o mínimo de 50% de desconto. 

Horários:

23 de maio 2013
17h00 - Inauguração da Feira

De 2ª a 5ª - das 12h30 às 23h00
Sextas - das 12h30 às 24h00
Sábados - das 11h00 às 24h00
Domingos - das 11h00 às 23h00

Véspera de Feriado (09/06) - das 11h00 às 24h00
Feriado (dia 10/06) - das 11h00 às 23h00
Aceite a nossa sugestão, não deixe de visitar esta feira, de assistir à programação cultural, de vir a conhecer os seus escritores prediletos, porque durante estas três semanas vai haver mais vida no parque Eduardo VII!

Dia Mundial do Livro 2013


O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.
Este ano, a imagem da DGLB (Direção Geral dos Livros e das Bibliotecas) é da autoria de Gémeo Luís, ilustrador premiado e internacionalmente conhecido.
 Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes (23-04-1616) e Shakespeare (23-04-1616). A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do Mundo.
Esta celebração pretende chamar a atenção para a importância do Livro:
·         Como bem cultural, fundamental para o desenvolvimento da literacia e consequente crescimento económico. De igual forma, a leitura contribui para minorar a exclusão e promover a autoestima e a capacidade de integração social;
·         Como um instrumento insubstituível para a promoção de hábitos de leitura e para a formação do leitor;
·         Como um estimulante sensorial: pega-se, desfolha-se, sente-se o cheiro, “saboreia-se” as palavras, desenvolve-se a imaginação, “educa-se” a sensibilidade e usufrui-se o prazer que proporciona a leitura.
Portanto, aceite a nossa sugestão, celebre este dia tirando um pouco do seu tempo para ler um livro, uma revista ou mesmo o jornal.
FONTE: DIREÇÃO GERAL DO LIVRO E DAS BIBLIOTECAS (DGLB) [Em linha] [Consult. 22-04-2013] Disponível em < http://www.iplb.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/DiaMundialdoLivro2013.aspx>

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia Mundial da Terra 2013


Hoje, dia 22 de abril celebra-se o Dia da Terra, que foi criado em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Este dia passou a ser adotado mundialmente como Dia Mundial da Terra, vinte anos depois em 1970.

A celebração de 2013 tem como tema “O Rosto das Alterações Climáticas”, sendo dados a conhecer exemplos deste fenómeno global por todo o Mundo, bem como o que está a ser feito para o combater.

A escolha do tema deste ano parte da formulação de uma pergunta: Qual o rosto das mudanças climáticas?

As alterações climáticas têm muitas faces, segundo diz o site da campanha promovida pela Rede Dia da Terra. “É a de um homem nas Maldivas preocupado com a família em função do aumento do nível do mar, ou de um agricultor do Kansas lutando para sobreviver perante a devastação provocada por um longo período de secas, mas também contempla o urso polar isolado devido ao degelo do Ártico, o tigre nas florestas ameaçadas da Índia, o orangotango nas florestas indonésias dizimadas por incêndios cada vez mais frequentes e pelas secas”.

Através das fotos mostra-se como o degelo no Ártico contribui para a diminuição do habitat do urso polar e como as cheias e ciclones afetam a disponibilidade de água potável no Bangladesh e, simultaneamente como algumas iniciativas estão a mitigar o fenómeno pela criação de uma economia mais verde e da adoção de um estilo de vida mais sustentável.

Todos os cidadãos são convidados a participar nesta comemoração. Para tal só tem de colocar uma foto que ilustre a sua visão sobre as alterações climáticas, ou a sua proposta de solução.
Basta fazer upload de uma imagem, adicionar a localização, bem como uma curta descrição em

Um fio Twitter permite igualmente seguir o acontecimento graças ao hashtag #faceofclimate, e é possível compartilhar cada foto no Facebook, Tumblr ou Pinterest.

Adira a esta iniciativa que tem como objetivo consciencializar e demonstrar aos líderes políticos a necessidade de agir e o caminho a seguir para que a Terra continue a ser o habitat de todos os seres vivos.



domingo, 14 de abril de 2013

Encontro com a escritora Carla Maia de Almeida

A EB1/JI de Loures recebeu no dia 11 de abril, na Biblioteca Escolar, e enquadrada na comemoração da Semana da Leitura e do Projeto “Eu vou à Biblioteca”, a visita da escritora Carla Maia de Almeida que, em duas sessões, veio encontrar-se com os alunos das turmas do 1º e 2º ano de escolaridade, que trabalharam as obras “Não quero usar óculos” – 1º A e 1º B,  “Onde moram as casas” – 1º/2º C e “O gato e a rainha só” – 2ºA e 2º B.

Na primeira sessão participaram as turmas da professora Luciana - 1º A e da professora Ana Cristina - 1º/2º C, na segunda sessão participaram as turmas da professora Filipa - 1º B, da professora Nélia - 2º A e da professora Helga - 2º B.
 Em ambas as sessões a escritora apresentou os seus dois últimos livros publicados: “A lebre de chumbo” e “Irmão Lobo”, este recém-publicado e dirigido a um público adolescente, bem como a outros leitores mais crescidos. Quem são os adultos que resistem aos livros de Carla Maia de Almeida?
Em seguida foi mostrado o manuscrito da obra “Não quero usar óculos”, que foi  comparado com a versão publicada, ilustrado por André Letria. Os alunos ficaram ainda a saber que a ideia de escrever este livro adveio da autora ter desde os quatro anos de idade de usar óculos, os quais, nos anos setenta do século passado, não eram tão bonitos quanto os atuais.
A escritora Carla Maia de Almeida apresentou também o livro “Onde moram as casas”, e os primeiros desenhos, que também confrontou com a versão publicada.

Os alunos tiveram oportunidade de colocar algumas questões. As perguntas centraram-se no processo criativo da autora e da sua inspiração, em sugestões para novas personagens e temas de novos livros e sobre a obra “O gato e a rainha só”.
Carla Maia de Almeida respondeu a todas as questões, referiu que o primeiro livro que escreveu foi precisamente “O gato e a rainha só”, que a sua imaginação talvez se deva a ser desde tenra idade uma ávida leitora, que os livros e a escrita fazem parte do seu quotidiano e que sente necessidade de ler todas as noites antes de adormecer.
Antes de finalizar a escritora teve tempo para apreciar os trabalhos elaborados pelos alunos das diferentes turmas, os quais lhe foram oferecidos.
No final de cada sessão Carla Maia de Almeida autografou os seus livros com ternura e carinho.
Foi com boa disposição e prazer que recebemos esta escritora tão amistosa para com os nossos alunos, que deixou uma mensagem importante sobre a leitura, precisamente na Semana onde esta é enaltecida, e a quem apresentamos o nosso mais reconhecido agradecimento.
Bem-haja Carla Maia de Almeida!
Aqui ficam registados alguns momentos deste encontro.

sábado, 13 de abril de 2013

TOP TEN 2012/2013

No âmbito da Semana da Leitura e do projeto “Eu vou à Biblioteca”, divulgamos as turmas que mais leram entre setembro de 2012 e março de 2013 na modalidade de leitura domiciliária, bem como os 10 livros, os 10 autores mais lidos na EB1/JI de Loures e o número de requisições por perfil de leitor.
Divulgamos também os livros mais requisitados, os autores mais lidos e os leitores mais assíduos na Biblioteca Municipal José Saramago, com idades compreendidas entre os 6 e 15 anos.
Damos os parabéns a todos os alunos que têm requisitado livros na nossa biblioteca especialmente as turmas e a sala do Jardim de Infância que ficaram classificados nos primeiros lugares na modalidade acima referida:
- 2º A (turma da professora Nélia), com 93 requisições;
- 2º B (turma da professora Helga), com 91 requisições;
- 1º A (turma da professora Luciana), com 53 requisições.
Felicitamos igualmente os jovens leitores mais assíduos da Biblioteca Municipal José Saramago:
- Maria Veríssimo Rodrigues
- Alexandre Leal Borges
- Sara Filipa Franca Alturas, a quem felicitamos em particular por ser aluna da nossa escola (aluna do 2º B, da turma da professora Helga).
De entre as 348 requisições que envolveram 141 alunos obtivemos os seguintes resultados:




Os 10 livros mais lidos




Os 10 autores mais requisitados












O número de requisições por perfil de leitor


Estatísticas do projeto Jovem Leitor da BMJS
Esperamos que a magia dos livros e das leituras chegue, cada vez mais, a um maior número de utilizadores e que se concretize em momentos de prazer e de conhecimento.
Continuamos a contar com a vossa presença e entusiasmo!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Semana da Leitura: listagem bibliográfica temática

Ainda no âmbito da Semana da Leitura foi elaborada uma listagem bibliográfica subordinada ao tema proposto para esta 7ª edição: "O MAR: faz dos livros a tua onda", que foi distribuída a todos os docentes para divulgar e promover o fundo documental existente na biblioteca escolar dedicado a esta temática e assim favorecer a sua dinamização perante os alunos.
Divulgamos o folheto que elaborado para este efeito:

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Novas aquisições da Biblioteca Escolar

No âmbito da Semana da Leitura a biblioteca escolar exibe uma mostra de novas aquisições, constituída por 25 livros e 1 CD áudio, que esperamos suscite o mesmo agrado a todos os alunos que as anteriores aquisições.

O enriquecimento do fundo documental agora disponibilizado foi adquirido com a verba do Projeto “Eu vou à Biblioteca”, pelas obras constantes do Kit do Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) e por algumas ofertas de encarregados de educação/pais de alunos da escola a quem agradecemos o seu contributo.

Eis a lista completa dos materiais adquiridos/oferecidos:

  Ø   LIVROS:

·        Quando a mãe era pequena, de Joana Cabral, ed. Máquina de voar;
·        Seis histórias às avessas, de Luísa Ducla Soares, Civilização Editora;
·        A princesa real: um conto matemágico, de Brenda Williams, ed. Presença;
·        Histórias às cores, de António Mota, ed. Gailivro;
·        A casa da minha avó, de Pep Bruno, OQO Editora;
·        O rapaz que tinha zero a matemática, de Luísa Ducla Soares, Civilização Editora;
·        Explora a terra, de Peter Grego, Texto Editores;
·        O gato e a rainha só, de Carla Maia de Almeida, ed. Caminho;
·        Não quero usar óculos, de Carla Maia de Almeida e André Letria; ed. Caminho;
·         Xica numas fantásticas férias no Alqueva, de Rute Fernandes, ed. Alfarroba;
·        Era uma vez no mundo da poupança, de Rita Anes e Nuno Coelho, ed. Crédito Responsável;
·        As mil cores do sorriso da Maria, de Ana Daniela Soares, Ana Luísa Costa e João Carlos Ramos, da Imprensa da Universidade de Coimbra;
·        Kiko, o dentinho de leite, de Manuela Mota Ribeiro, ed. Ebitda;
·        Sorriso de estrela, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, ed. Programa Nacional da Saúde Oral
·        Luís de Camões, Fernando Pessoa, Eça de Queirós, de Alexandra Gil, ed. Quidnovi;
·        Gago Coutinho, Sacadura Cabral: os pioneiros dos céus, de Alexandra Gil, ed. Quidnovi;
·        Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas, ed. Girassol;
·        Alexander Graham Bell, prod.  Alêtheia Editores; ed. Alêtheia;
·        A lebre e a tartaruga, de Esopo, adapt. por Isidro Sánchez; ed. Everest;
·        Rupert salva o natal, Quidnovi – edições e conteúdos; ed. Quidnovi;
·        O pequeno príncipe e a grande caçada ao dragão, de Peter Kavanagh, Porto Editora;
·        Como é que eu cresço?, de André Pozner, ed. Verbo;
·        Ensina o teu computador: manual só para miúdos, de Maria João Duarte Silva e outros, ed. Fundação para a computação nacional;
·        As primeiras palavras, de Emilie Beaumont e Nathalie Belineau, ed. Fleurus/Centralivros;
·        The little red hen, rec. Ronne Randall e Emma Dodd, de Ladybird.

  Ø   CD ÁUDIO

·        E se a minha escova cantasse

Aqui fica uma imagem desta mostra de materiais:




sexta-feira, 5 de abril de 2013

Novas edições dos concursos “À descoberta do autor misterioso” e “À procura do livro perdido”

A anteceder a Semana da Leitura, que na nossa Biblioteca irá decorrer entre 8 e 19 de abril a Biblioteca Escolar lançou hoje uma nova edição do concurso “À descoberta do autor misterioso” e do concurso “À procura do livro perdido”.
Convém recordar mais uma vez que estes concursos constam do Plano de Melhoria de Língua Portuguesa previsto para todo o Agrupamento e têm como objetivo promover o gosto pelos livros e criar/aprofundar hábitos de leitura.
Estes concursos irão decorrer até ao dia 19 de abril.
O asinhas  conta mais uma vez com a participação e o entusiasmo de todos os alunos, assim como com a colaboração dos docentes da escola.
Vem até à biblioteca participar, identificar a personagem mistério e o livro perdido.
Eis a personagem misteriosa:


Eis o livro perdido:

Sábados em Cheio: programação de abril

O asinhas vem, mais uma vez, divulgar a programação dos Sábados em Cheio. Este relativo ao mês de abril:

terça-feira, 2 de abril de 2013

Semana da Leitura 2013

Este ano, o PNL (Plano Nacional de Leitura) propôs que a 7ª edição da Semana da Leitura se centre no tema “O MAR”, o que faz todo o sentido num país onde é visível a importância histórica, económica e artística assumida pelo mar, tendo constituído uma fonte de inspiração nas mais variadas áreas culturais e artísticas e desempenhado um papel determinante enquanto elemento unificador e catalisador de criatividade, por outro lado há a destacar a extraordinária dimensão marítima do nosso país.
Com efeito, Portugal possui uma área terrestre de cerca de 91.763 Km, o que corresponde ao 110º lugar na ordenação dos países em termos de dimensão. No entanto, possui soberania ou jurisdição sobre uma extensíssima área marítima, da ordem de 1.720.560 Km, incluindo águas interiores, mar territorial e Zona Económica Exclusiva (ZEE). Esta área marítima corresponde a cerca de 18,7 vezes a área terrestre nacional e torna o nosso país detentor da 11ª maior área mundial de águas jurisdicionais.
Assim, entre 8 e 19 de abril, esta iniciativa, subordinada no nosso Agrupamento ao mote “Faz dos livros a tua onda”, convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
Das várias atividades previstas para a nossa escola destaca-se:
Ø 8 de abril
Momentos de Leitura – Leitura de obras/textos que abordam a temática do Mar, em simultâneo em todas as escolas do Agrupamento
Ø11 de abril
Encontro da escritora Carla Maia de Almeida com alunos do 1º e 2º ano de escolaridade (2 sessões: 9h30 e 11h00)
ØDe 8 a 19 de abril
m Ler + com amigos e pais
Pais, encarregados de educação e outros familiares são convidados a vir à escola ler uma história.
m Exposição de trabalhos realizados pelos alunos
m Mostra temática sobre o Mar
m Concursos “À descoberta do Autor Misterioso” e “À procura do Livro Perdido”
m Divulgação do TOP TEM
Livros: os 10 livros + lidos
Autores
Turma e/ou Aluno + leitor
 
“O Asinhas” convida toda a Comunidade Educativa para participar nas atividades programadas e a ajudar a tornar a nossa SEMANA num autêntico OCEANO de leituras.
Aqui fica o cartaz com a programação da Semana de Leitura do nosso Agrupamento: