Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

domingo, 14 de abril de 2013

Encontro com a escritora Carla Maia de Almeida

A EB1/JI de Loures recebeu no dia 11 de abril, na Biblioteca Escolar, e enquadrada na comemoração da Semana da Leitura e do Projeto “Eu vou à Biblioteca”, a visita da escritora Carla Maia de Almeida que, em duas sessões, veio encontrar-se com os alunos das turmas do 1º e 2º ano de escolaridade, que trabalharam as obras “Não quero usar óculos” – 1º A e 1º B,  “Onde moram as casas” – 1º/2º C e “O gato e a rainha só” – 2ºA e 2º B.

Na primeira sessão participaram as turmas da professora Luciana - 1º A e da professora Ana Cristina - 1º/2º C, na segunda sessão participaram as turmas da professora Filipa - 1º B, da professora Nélia - 2º A e da professora Helga - 2º B.
 Em ambas as sessões a escritora apresentou os seus dois últimos livros publicados: “A lebre de chumbo” e “Irmão Lobo”, este recém-publicado e dirigido a um público adolescente, bem como a outros leitores mais crescidos. Quem são os adultos que resistem aos livros de Carla Maia de Almeida?
Em seguida foi mostrado o manuscrito da obra “Não quero usar óculos”, que foi  comparado com a versão publicada, ilustrado por André Letria. Os alunos ficaram ainda a saber que a ideia de escrever este livro adveio da autora ter desde os quatro anos de idade de usar óculos, os quais, nos anos setenta do século passado, não eram tão bonitos quanto os atuais.
A escritora Carla Maia de Almeida apresentou também o livro “Onde moram as casas”, e os primeiros desenhos, que também confrontou com a versão publicada.

Os alunos tiveram oportunidade de colocar algumas questões. As perguntas centraram-se no processo criativo da autora e da sua inspiração, em sugestões para novas personagens e temas de novos livros e sobre a obra “O gato e a rainha só”.
Carla Maia de Almeida respondeu a todas as questões, referiu que o primeiro livro que escreveu foi precisamente “O gato e a rainha só”, que a sua imaginação talvez se deva a ser desde tenra idade uma ávida leitora, que os livros e a escrita fazem parte do seu quotidiano e que sente necessidade de ler todas as noites antes de adormecer.
Antes de finalizar a escritora teve tempo para apreciar os trabalhos elaborados pelos alunos das diferentes turmas, os quais lhe foram oferecidos.
No final de cada sessão Carla Maia de Almeida autografou os seus livros com ternura e carinho.
Foi com boa disposição e prazer que recebemos esta escritora tão amistosa para com os nossos alunos, que deixou uma mensagem importante sobre a leitura, precisamente na Semana onde esta é enaltecida, e a quem apresentamos o nosso mais reconhecido agradecimento.
Bem-haja Carla Maia de Almeida!
Aqui ficam registados alguns momentos deste encontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário