O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.
Este ano, a imagem da DGLB (Direção Geral dos Livros e das Bibliotecas) é da autoria de Gémeo Luís, ilustrador premiado e internacionalmente conhecido.
Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes (23-04-1616) e Shakespeare (23-04-1616). A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do Mundo.
Esta celebração pretende chamar a atenção para a importância do Livro:
· Como bem cultural, fundamental para o desenvolvimento da literacia e consequente crescimento económico. De igual forma, a leitura contribui para minorar a exclusão e promover a autoestima e a capacidade de integração social;
· Como um instrumento insubstituível para a promoção de hábitos de leitura e para a formação do leitor;
· Como um estimulante sensorial: pega-se, desfolha-se, sente-se o cheiro, “saboreia-se” as palavras, desenvolve-se a imaginação, “educa-se” a sensibilidade e usufrui-se o prazer que proporciona a leitura.
Portanto, aceite a nossa sugestão, celebre este dia tirando um pouco do seu tempo para ler um livro, uma revista ou mesmo o jornal.
FONTE: DIREÇÃO GERAL DO LIVRO E DAS BIBLIOTECAS (DGLB) [Em linha] [Consult. 22-04-2013] Disponível em < http://www.iplb.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/DiaMundialdoLivro2013.aspx>
Sem comentários:
Enviar um comentário