Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Celebre o dia 1 de junho "Dia Mundial da Criança"

«O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece como Dia Universal das Crianças, por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém a data efetiva de comemoração varia de país para país».

Em Portugal o Dia da Criança é festejado no primeiro dia do mês de junho, devido, por um lado, por ser celebrado pela primeira vez no mundo inteiro no dia 1 de junho de 1950 e, por outro, porque no mês anterior – maio – é homenageada Maria, Mãe de Jesus e, consequentemente, todas as mães (Dia da Mãe), fazendo assim todo o sentido a celebração do Dia da Criança no mês precedente.

In: Wikipédia: Dia Mundial da Criança [Em linha] [Consult. 29-05-2013] Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Crian%C3%A7a

Esta celebração que homenageia as crianças de todo o mundo pretende que sejam assegurados e protegidos os seus direitos, porque não nos podemos esquecer das muitas crianças que sofrem por falta de assistência, por exploração, pobreza e fome.

Desejamos a todas as crianças que este dia seja como o descrito no seguinte poema:

O Dia da Criança

“É um dia em que cabem

Todos os dias do ano

E as coisas mais bonitas

Que não podem causar dano:

Os sonhos e os brinquedos,

As festas, as guloseimas,

A sombra de alguns medos,

A casmurrice das teimas

E também, com fartura

O afeto e o carinho

Com que se faz a ternura,

Para mostrar ao mundo

Que a guerra é uma loucura

E que o gosto de ser menino

É o nosso eterno destino”.

Fonte: LETRIA, José Jorge “O livro dos dias”, Porto, editora Âmbar.

Aceite as nossas propostas e aproveite esta celebração para proporcionar um dia de divertimento e alegria à(s) sua(s) criança(s). De entrada livre, destaca-se:

EM LOURES:

·         Biblioteca Municipal José Saramago: sessão “Sábado em Cheio”, às 15h30.


·         Parque da Cidade, “Comemoração do Dia da Criança”, entre a 16hoo e as 19h00, onde irá decorrer jogos, a atuação do grupo de teatro Ibisco, atividades desportivas, entre outras atividades.


·         Museu Municipal de Loures: concerto nos jardins da Quinta do Conventinho, a partir das 19h00.


·         Museu Municipal de Loures: “Uma noite no museu”, no qual se recapitula momentos da história de Loures, às 21h00 e às 23h00. Sujeito a marcação.


·         Jardim do Monumento da Praça da Liberdade: “A troca de sementes e a biodiversidade”, 11h30-14h00. Sujeito a marcação.


Consulte a agenda da Câmara Municipal de Loures para efetuar a sua inscrição.

EM LISBOA:

·         Feira do Livro de Lisboa, Parque Eduardo VII, a partir das 11h00 usufrua da vasta programação destinada às crianças clique aqui

·         Jardim do Museu da Eletricidade, Belém: Festa da Criança, 1 e 2 de junho, das 10h00 às 19h00. Entrada 3,50 euros.


·         Parque da Bela Vista: Parque de diversões insufláveis Big Jump, até 2 de junho, 1ª sessão: 10h30-13h30 e 2ª sessão: 15h30-18h30. Entrada paga veja preços em:



Sem comentários:

Enviar um comentário