Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

domingo, 12 de maio de 2013

Comemoração do Dia e Noite dos Museus em Loures



No dia 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, pretendendo, desta forma, dar destaque para as transformações verificadas nos museus, que se assumem como lugares de memória, onde a criatividade e a inovação aliada ao aumento do número de visitantes, também se traduz numa ação construtiva junto da sociedade.
O município de Loures não fica alheio a esta comemoração e dinamizará, no próximo sábado, dia 18 de maio, um conjunto de atividades lúdico-culturais, de acesso livre e gratuito, centradas nos museus municipais, dos quais se salienta:
·         No Museu Municipal de Loures

v  Visita animada ao Museu Municipal

Viagem pela história da Quinta do Conventinho, conduzida por personagens de época… que tem início a partir das 15 horas.

NOTA: A participação nesta atividade está sujeita a marcação prévia até dia 17 de maio, através do telefone 211 150 673 ou pelo email: ser educativo conven@cm-loures.pt

v  Gala dos melhores momentos da história de Loures. Alguns, vá…
Noite de recriação histórica, animada com factos conhecidos da história do concelho, envolvendo muito humor e alguns momentos inesperados.
Assista a uma das três sessões agendadas para as 20, 22 ou 24 horas.

NOTA: A participação nesta atividade está sujeita a marcação prévia até dia 17 de maio, através do telefone 211 150 673 ou pelo email: ser educativo conven@cm-loures.pt

·         No Museu de Cerâmica de Sacavém

v  Memória na objetiva
Fotopaper pela cidade de Sacavém, que irá permitir aos participantes conhecer a história local, as memórias do passado e fazer o registo fotográfico dos vestígios ainda existentes.

NOTA: Esta atividade é direcionada para o público escolar, pelo que será a única a decorrer na sexta feira, dia 17 de maio.

v  A coleção vista pelo colecionador
Visita guiada às exposições que, atualmente, estão patentes ao público neste espaço dedicado à cerâmica.
De manhã tem lugar uma visita orientada pelo Engº Feliciano David à exposição “A Arte Nova nos azulejos em Portugal”;
De tarde pode ficar a conhecer a exposição biográfica “Eduardo Gageiro: rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo” pela mão do próprio homenageado.

v  Apresentação de mostra documental
A Peça do Mês do Museu de Cerâmica é o mote para a apresentação desta mostra dedicada à memória do Grupo Desportivo da Fábrica de Loiça de Sacavém.

v  Coro Lopes Graça e soirée de poesia
Momento musical protagonizado pelo Coro Lopes Graça, que será seguido de um recital de poesia. A partir das 21 horas.

NOTA: Para mais informações contacte a Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Loures, através do
- telefone 211 151 082 / 085 / 086
- email: ser educativo cerami@cm-loures.pt

·         Visita ao Centro de Interpretação da Rota Histórica das Linhas de Torres de Bucelas

Localizado no centro histórico de Bucelas, e inserido na Rota Histórica das Linhas de Torres encontra-se um dos centros de interpretação, onde poderá obter informações sobre a complexidade das Linhas Defensivas de Torres, delinear percursos à sua escolha e partir à descoberta do património e da natureza.
Aceite a nossa sugestão e no próximo sábado aproveite para usufruir de um fim-de-semana diferente no qual ficará a conhecer melhor o património museológico do concelho e irá viajar pelos momentos mais marcantes da história deste município.
Fonte de consulta: LOURES MUNICÍPIO – agenda [em linha] [Consult. em 12-05-2013] Disponível em http://www.cm-loures.pt/ListaAgenda.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário