Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Comemoração do Dia de Reis na Escola

No dia 6 de janeiro a Escola EB1/JI de Loures festejou os Reis com inúmeras e divertidas atividades.

Foi proposto a toda a escola que construísse os três Reis Magos utilizando a reciclagem como meio de expressão e arte. Cada turma ficou encarregue de desenvolver uma parte dos Reis Magos...
Espírito de equipa, articulação, criatividade e imaginação a trabalhar e os Reis Magos ficaram de abismar…


Para comemorar este dia confecionou-se um Bolo-Rei, sugestão essa que surgiu de um dos alunos da Unidade. No dia anterior aos Reis, elaborou-se a lista dos ingredientes a comprar e os alunos da Unidade foram às compras.





No dia de Reis iniciou-se o dia com o colocar das coroas...


...e com o confecionar do bolo, os alunos que beneficiam de Educação Especial também participaram na atividade.




O Bolo-Rei ficou grande e saboroso… partiu-se o bolo e toda a escola apreciou e se deliciou…




“Num país distante viviam três homens muito ricos e sábios, por isso eram chamados de Magos…” E assim, começou a apresentação em PowerPoint “Os Reis Magos e a tradição de Natal”, contada na Unidade, para os seus alunos e para os alunos convidados.

Estavam todos muito atentos ao ouvir tão bela tradição…


“…Gaspar, Belchior e Baltazar, assim se chamavam os 3 Reis Magos, decidiram seguir a estrela até que encontrarem o local onde estaria o Rei que tinha acabado de nascer…”



“… Belchior seria o representante dos povos de pele branca (europeus)… Levava ouro para oferecer ao Menino, que é o metal mais valioso que existe, o que significava que Ele era muito nobre e importante…”


“… Baltasar representaria todos os povos de pele negra (africanos) e … Para oferecer ao Menino levava Mirra, que é uma planta amarga e simboliza o sofrimento que Jesus teria na Terra para salvar a Humanidade…”


“… Gaspar seria o representante dos povos de pele amarela (asiáticos)… Ia oferecer ao Menino Jesus Incenso, que é um perfume que se queima em honra de Deus, o que queria dizer que Ele também era divino…”


“Desta forma os Reis Magos representavam os povos existentes… e iam homenagear Jesus como Rei (ouro), como Deus (incenso) e como Homem (mirra), através dos presentes que lhe levavam…”

“Assim nasceram três das tradições de Natal: o Bolo-Rei, a troca de presentes e o cantar das Janeiras.”


Segundo “O Livro do Natal” de Maria Alberta Menerés: “A côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso” . Reza a lenda do Bolo-Rei que os Reis Magos ao chegarem junto de Jesus todos queriam ser o primeiro a oferecer o seu presente. Um artesão resolveu tal situação fazendo, um bolo, coloco-lhe uma fava e dividiu-o em três partes iguais. Desta forma, a quem calhasse a fava seria o primeiro a oferecer o presente ao menino. “Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo Rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal”.

As Janeiras são “Canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa.”

Às 11horas toda a Escola se reuniu no Pavilhão e cantou-se acompanhada pelos acordes da guitarra a canção das Janeiras, ensaiada e trabalha pelo professor das atividades de enriquecimento curricular de expressão musical.



Os alunos da professora Margarida pediram um momento e presentearam a todos, uma bela canção de Reis.


Foi um momento de muita união, aqueceu o ambiente do Pavilhão e aconchegou em cada um o coração …

Este dia foi memorável…

Para terminar:

Boas Festas, Boas Festas a Escola EB1/JI de Loures a todos quer desejar!


(Texto elaborado pelos docentes da Unidade de Ensino Estruturado).

Sem comentários:

Enviar um comentário