Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Apresentação do livro “Xica: numas fantásticas férias no Alqueva”, na BMJS

A chuva não impediu que a turma do 4º B, da professora Sandra Freitas se deslocasse à Biblioteca Municipal José Saramago para assistir à apresentação do livro “Xica: numas fantásticas férias no Alqueva”, escrito e ilustrado por Rute Fernandes.
Nesta visita os vinte e três alunos foram acompanhados pela respetiva professora titular de turma, pela Coordenadora da Escola e pela professora bibliotecária.
Na sessão de apresentação para além da autora estiveram presentes uma representante da Editora Alfarroba e dois membros da BMJS.
Após assistirem ao visionamento do booktrailer do livro os alunos tiveram oportunidade de colocar algumas questões à autora sobre a escolha do nome de Xica para protagonista do livro, sobre o Gastão e o seu desaparecimento, a fonte de inspiração da autora para a criação desta obra. A autora respondeu a todas as questões e ficou-se a saber que este livro demorou três meses a ser escrito e as ilustrações cerca de três semanas a serem feitas e qual a técnica utilizada. Soube-se também que a Xica vai viver outras aventuras num outro livro, a publicar futuramente.
Os alunos foram convidados a reconhecer as personagens do livro nas ilustrações afixadas na parede: a avó da Xica, a mãe, o homem misterioso, o que foi feito com sucesso.
Andreia, a representante da editora Alfarroba, esclareceu os alunos sobre os componentes do livro: a capa, a contracapa, a lombada, as badanas e o miolo do livro.
Alguns alunos já conheciam a primeira obra publicada pela Rute Fernandes, intitulada “O sonho de voar”, para que todos ficassem equiparados foi apresentado o booktrailer do livro, que conta a história de uma menina, a Anocas e do falcão Zeca, que mostram as diferentes áreas de um aeroporto e a sua importância, tendo em seguida alguns alunos relatado a sua experiência na realização de viagens de avião, enquanto outros demonstraram o seu desconhecimento e receio na utilização deste meio de transporte.
No final foi oferecido um marcador e uns rebuçados a cada aluno, tendo-se seguido uma sessão de autógrafos.
Desta hora e meia destaca-se a simpatia da escritora Rute Fernandes e da representante da Editora Alfarroba – Andreia, que tão bem souberam conduzir o diálogo e motivar a participação de todos os alunos, tornando esta apresentação numa experiência enriquecedora e num momento que jamais será esquecido pelas crianças que o viveram.

O asinhas deseja os maiores sucessos à escritora Rute Fernandes, assim como felicita a Editora Alfarroba e a Biblioteca Municipal José Saramago por esta iniciativa.

Muitos parabéns a todos os intervenientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário