Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Lançamento do livro "Os transparentes", de Ondjaki na BMJS



Na próxima sexta-feira, dia 23 de novembro, pelas 21 horas, a BMJS vai receber o escritor Ondjaki e simultaneamente promover o lançamento do seu novo livro “Os Transparentes”, romance sobre a Luanda atual, do pós-guerra, onde se encontram personagens de todos os grupos sociais angolanos. O leitor é convidado a viajar até este país, embora permaneça fisicamente em território luso.

A escolha pelo município de Loures, e em particular pela Biblioteca Municipal José Saramago, para a realização deste evento não foi feita ao acaso.

No município de Loures a população estrangeira representa 6,7% do total da população residente no concelho, sendo relevante a população imigrante de origem africana, mais precisamente das ex-cólonias, com destaque para Angola, de onde são originários alguns encarregados de educação, educadores e familiares dos nossos alunos, a quem o tema deste livro interessará muito particularmente, possibilitando quer o avivar de memórias, quer o conhecimento da realidade atual.

A Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, tem-se destacado pelo seu trabalho em prole da promoção e animação da leitura, com vista à criação de mais e melhores leitores; da divulgação de novos autores de língua portuguesa e pela realização de eventos e exposições que conquistem o público e o incentivem a frequentar a biblioteca. Assim sendo não poderia deixar de ser na BMJS o local adequado para o lançamento do novo livro de Ondjaki.

Ndalu de Almeida, popularmente conhecido por Ondjaki, nasceu na capital angolana em 1977 e, atualmente, reside no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

É considerado um dos mais jovens promissores escritores da literatura em língua portuguesa, contando já com mais de uma dezena de prémios literários, dos quais se destacam o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco (Associação Portuguesa de Escritores, 2007), o Prémio Grinzane que o consagrou como o melhor escritor africano (2008) e o Prémio Bissaya Barreto (2012).

Aceite a sugestão para assistir a este evento, de acesso livre e gratuito, aproveitando a oportunidade para, também, conhecer o multifacetado autor que se deslocará a Portugal para apresentar o seu novo romance…



Sem comentários:

Enviar um comentário