Asinhas

Asinhas
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Loures

quinta-feira, 8 de março de 2012

Fátima Éffe visitou a nossa escola

No âmbito da comemoração do Mês da Leitura recebemos hoje a visita da escritora Fátima Éffe que tornou ainda mais especial este dia 8 de março: Dia Internacional da Mulher e que dinamizou duas sessões de promoção e sensibilização relativa ao livro e à leitura, envolvendo as turmas de 3º e 4º ano de escolaridade.

A escritora contou parte da história o “livro em branco e as letras atrevidas”, uma das cinco histórias que constituem a obra intitulada “Os livros que gostam de contar histórias” e apresentou “O livro do siso e a flor do riso”, história pertencente à obra “Os livros que insistem em contar histórias”.

Os alunos da turma do 3º/4º C, do professor Manuel, tiveram oportunidade de apresentar uma dramatização que desenvolveram com base na obra “Os livros que insistem em contar histórias”, os alunos do 3ºA, da professora Fátima, apresentaram um acróstico, que no fim foi oferecido à nossa convidada, tal como o trabalho elaborado pelos alunos do 4º A, da professora Luciana Gonçalves, em torno da história “À volta do mundo” , da obra “Os livros que gostam de contar histórias”.

Os alunos do 3º B, da professora Sandra Freitas, colocaram questões à escritora Fátima Éffe. As perguntas centraram-se no processo criativo da autora, o que ela sentia quando escrevia, onde se inspirava e o tempo que demorava para escrever um livro.

Respondendo a todas as questões, mencionou o título do seu primeiro livro é “O universo todo dentro de mim”, foi escrito em cinco minutos, que a escrita na sua vida é consequência de sempre ter sido uma ávida leitora e da qual não abdica até porque a escrita ajuda-a a organizar-se interiormente.

Antes de finalizar cada uma das sessões Fátima Éffe distribuiu a cada participante um rebuçado, símbolo da mesma doçura que a leitura pode proporcionar.

Terminada cada uma das apresentações alguns alunos pediram um autógrafo, que além da dedicatória e da assinatura da escritora foi acompanhado pelo desenho de uma cara sorridente.

Antes da sua partida foi-lhe oferecido um ramo de flores, em nome de toda a Escola, feito na sala da Unidade de Ensino Estruturado.

Pelo magnífico momento que proporcionou, pela mensagem que deixou e pelas ideias que semeou aqui fica o nosso mais reconhecido agradecimento.

Bem haja Fátima Éffe!
Até sempre!

Aqui ficam registados alguns momentos deste encontro...:



... e o que os alunos da turma B, do 3º ano, da professora Sandra Freitas,escreveram sobre:

«A Visita da escritora ...

A nossa escola recebeu uma ilustre escritora com palavras encantadoras, que nos envolveu nas suas histórias fantásticas, levando-nos para o mundo do faz de conta.

A escritora Fátima Éffe fez algumas actividades com as turmas participantes, baseando-se nos estudos dos livros feitos pelos alunos, destacando-se o livro “Os livros que gostam de contar histórias”. No final do encontro foram feitas algumas perguntas, pelos alunos, à escritora, permitindo-nos criar um pequeno texto biográfico, sobre a escritora.

O verdadeiro nome da escritora é Fátima Freitas, e já escreve há aproximadamente 12 anos, tendo como sua primeira obra “O universo todo dentro de mim”, que foi dedicado aos seus filhos, tal qual todos os outros seus livros. No seu percurso como escritora já escreveu livros com outros escritores. Presentemente, encontra-se a escrever alguns livros e segundo a escritora, jamais irá parar de escrever».

Sem comentários:

Enviar um comentário